Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2510
Título: A crise social desenhada pelas crianças : imaginação e conhecimento social
Autor: Trevisan, Gabriela
Sarmento
Palavras-chave: Sociologia da infância
Narrativas gráficas
Data: 2017
Editora: Universidade Federal do Paraná
Citação: Trevisan, G. & Jacinto, S. (2017). A crise social desenhada pelas crianças: imaginação e conhecimento social. Educar em Revista 33 (n. especial 2), 17-34. Disponível em http://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51387
Resumo: A crise social e económica que tem atingido o mundo desde 2008, com efeitos especialmente sentidos nos países do Sul da Europa, causou impactos fortes e visíveis na infância, como o aumento das taxas efetivas e de risco de pobreza e a vulnerabilidade e a exposição a fatores de risco social e de perda consistente de direitos. A análise dessas incidências tem vindo a ser trabalhada num conjunto de relatórios nacionais e internacionais, de ONG’s e estudos académicos. No entanto, poucos estudos têm dedicado atenção ao modo como a interpretação das representações das crianças sobre a crise é feita e sobre as expressões específicas que estas assumem na sua vida quotidiana. As crianças são capazes de observar os modos como a crise impacta o seu próprio grupo geracional, bem como os adultos que mais lhe são próximos. Da mesma forma, promovem interpretações económicas sobre os fenómenos, sejam elas mais “ingénuas” ou mais complexas. Este artigo incide sobre as representações das crianças sobre a crise social e económica em Portugal. São especialmente analisadas narrativas gráficas produzidas por crianças oriundas de classes trabalhadoras, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos de idade. Por meio dessas narrativas, as crianças constroem formas visuais a partir da sua imaginação sobre a sua condição. Assim, a imaginação das crianças é um modo de acesso ao conhecimento na sociedade onde se inserem e aos seus modos próprios de compreensão de realidades complexas.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2510
DOI: 10.1590/0104-4060.51387
ISSN: 0104-4060
Versão do Editor: http://revistas.ufpr.br/educar/article/view/51387/33526
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