Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2524
Title: | A gestão da sala de aula no 1º ciclo do Ensino Básico em turmas com alunos com DAE |
Authors: | Marques, Maria João Gomes Martins |
Orientador: | Serra, Helena |
Keywords: | Dificuldades de aprendizagem gestão da sala de aula - ensino básico (1º ciclo) |
Issue Date: | 10-Oct-2017 |
Abstract: | Esta investigação enquadra-se no Mestrado em Ciências da Educação,
com especialização em Educação Especial e envolve professores do 1º ciclo
que lecionam ou lecionaram turmas com alunos com Dificuldades de
Aprendizagem e sem Dificuldades de Aprendizagem.
O objetivo principal do nosso trabalho é compreender de que forma os
Professores do 1º ciclo gerem a sala de aula com alunos com DAE e sem DAE.
Pretendemos também perceber qual o papel dos Professores do 1º ciclo na
referenciação desses alunos, de que forma levam a cabo a intervenção com
esses alunos, que estratégias utilizam, que materiais têm à sua disposição e
com que técnicos trabalham em prol de uma intervenção profícua.
Este trabalho apresenta uma base construída através da revisão da
literatura onde são desenvolvidas as temáticas sobre as quais nos debruçamos
e concretiza-se através de uma investigação realizada com a participação de
professores do 1º ciclo através do preenchimento de inquéritos.
Através desta investigação, visamos alertar para a temática das
dificuldades de aprendizagem e para a importância da identificação e da
intervenção junto destes alunos, alertando, assim, para a relevância das DAE e
contribuindo para o acesso à igualdade de oportunidades destes alunos na
educação.
Palavras-chave: dificuldades de aprendizagem; dislexia; gestão da sala de
aula; 1º ciclo do ensino básico This research fits within the Master's Degree in Educational Sciences, with specialization in Special Education and involves Elementary School Teachers who teach or taught students classes with and without Learning Difficulties. The main objective of our work is to understand how Elementary School Teachers manage the classroom with students with and without Specific Learning Disorder. We also intend to understand the role of Elementary School Teachers regarding the referral of these students, in what way they carry out the intervention with these students, what strategies they apply, what materials they have at their disposal and with which professionals work in favor of a fruitful intervention. This work presents a base constructed through the literature review where the themes we focus are developed and is carried out through an investigation with the participation of Elementary School Teachers through the completion of surveys. Through this research, we aim to alert to the issue of learning disorder and the importance of identification and intervention among these students, thus alerting to the Specific Learning Disorder relevance, furthermore, contributing for the access to equal education opportunities of these students. Key words: specific learning disorder; dyslexia; classroom management; elementary school |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2524 |
Appears in Collections: | Educação Especial |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese_Final.pdf | 2.18 MB | Adobe PDF | View/Open | |
Anexos tese.pdf | 176.43 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.