Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2524
Título: A gestão da sala de aula no 1º ciclo do Ensino Básico em turmas com alunos com DAE
Autor: Marques, Maria João Gomes Martins
Orientador: Serra, Helena
Palavras-chave: Dificuldades de aprendizagem
gestão da sala de aula - ensino básico (1º ciclo)
Data: 10-Out-2017
Resumo: Esta investigação enquadra-se no Mestrado em Ciências da Educação, com especialização em Educação Especial e envolve professores do 1º ciclo que lecionam ou lecionaram turmas com alunos com Dificuldades de Aprendizagem e sem Dificuldades de Aprendizagem. O objetivo principal do nosso trabalho é compreender de que forma os Professores do 1º ciclo gerem a sala de aula com alunos com DAE e sem DAE. Pretendemos também perceber qual o papel dos Professores do 1º ciclo na referenciação desses alunos, de que forma levam a cabo a intervenção com esses alunos, que estratégias utilizam, que materiais têm à sua disposição e com que técnicos trabalham em prol de uma intervenção profícua. Este trabalho apresenta uma base construída através da revisão da literatura onde são desenvolvidas as temáticas sobre as quais nos debruçamos e concretiza-se através de uma investigação realizada com a participação de professores do 1º ciclo através do preenchimento de inquéritos. Através desta investigação, visamos alertar para a temática das dificuldades de aprendizagem e para a importância da identificação e da intervenção junto destes alunos, alertando, assim, para a relevância das DAE e contribuindo para o acesso à igualdade de oportunidades destes alunos na educação. Palavras-chave: dificuldades de aprendizagem; dislexia; gestão da sala de aula; 1º ciclo do ensino básico
This research fits within the Master's Degree in Educational Sciences, with specialization in Special Education and involves Elementary School Teachers who teach or taught students classes with and without Learning Difficulties. The main objective of our work is to understand how Elementary School Teachers manage the classroom with students with and without Specific Learning Disorder. We also intend to understand the role of Elementary School Teachers regarding the referral of these students, in what way they carry out the intervention with these students, what strategies they apply, what materials they have at their disposal and with which professionals work in favor of a fruitful intervention. This work presents a base constructed through the literature review where the themes we focus are developed and is carried out through an investigation with the participation of Elementary School Teachers through the completion of surveys. Through this research, we aim to alert to the issue of learning disorder and the importance of identification and intervention among these students, thus alerting to the Specific Learning Disorder relevance, furthermore, contributing for the access to equal education opportunities of these students. Key words: specific learning disorder; dyslexia; classroom management; elementary school
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2524
Aparece nas colecções:Educação Especial

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tese_Final.pdf2.18 MBAdobe PDFVer/Abrir
Anexos tese.pdf176.43 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.