Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2550
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRamalho, Rui-
dc.contributor.authorGonçalves, Fernanda-
dc.date.accessioned2017-12-21T17:00:38Z-
dc.date.available2017-12-21T17:00:38Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationRamalho, R., & Gonçalves, F. (2017). Bee-Bot e a Geometria: uma experiência em contexto de jardim de infância.Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr. 13, 198-201. doi:http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2740pt_PT
dc.identifier.issn2386-7418-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2550-
dc.description.abstract“Os recursos tecnológicos fazem hoje parte da vida de todas as crianças, tanto em momentos de lazer (…), como no seu quotidiano (…) (OCEPE, 2016)”. É tendo por base os interesses das crianças que trabalhamos o presente projeto, inovando com a introdução de um robô no trabalho das crianças para explorar no domínio da matemática noções de geometria e medida (orientação espacial, analisar e operar com formas geométricas). Articulando a matemática com outras áreas curriculares a criança vai poder criar, planear, resolver problemas e programar. A tecnologia irá integrar o projeto para que se criem ambientes de aprendizagem baseados em metodologias ativas onde se articulam as diferentes áreas curriculares numa dimensão transversal. Analisamos os resultados com registos de observação e inquéritos de satisfação às crianças, de forma a aferir quais as aprendizagens que as crianças podem fazer no domínio da matemática e na utilização das tecnologias. A abordagem de aliar a matemática às tecnologias será uma forma de despertar um maior interesse e o desejo de saber mais e compreender noções matemáticas de uma forma lúdica. Cabe ao educador(a) esta tarefa de sensibilizar e despertar o interesse e desenvolver aprendizagens no domínio da matemática, criar condições para a exploração e apropriação de recursos tecnológicos com o propósito de inovar as práticas. O propósito deste trabalho é também, dar igualdade de oportunidades a todas as crianças de explorarem instrumentos de aprendizagem que de outra forma não teriam acesso.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectTecnologiapt_PT
dc.subjectJardim de infânciapt_PT
dc.subjectBee-Botpt_PT
dc.subjectEnsino da Matemáticapt_PT
dc.subjectGeometriapt_PT
dc.titleBee-Bot e a Geometria: uma experiência em contexto de jardim de infânciapt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage198pt_PT
degois.publication.lastPage201pt_PT
degois.publication.volumeVol. Extr. 13(2017)pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2740pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2740pt_PT
Aparece nas colecções:Artigo publicado numa revista

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
2740-10537-1-PB.pdf816.44 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.