Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2550
Title: Bee-Bot e a Geometria: uma experiência em contexto de jardim de infância
Authors: Ramalho, Rui
Gonçalves, Fernanda
Keywords: Tecnologia
Jardim de infância
Bee-Bot
Ensino da Matemática
Geometria
Issue Date: 2017
Citation: Ramalho, R., & Gonçalves, F. (2017). Bee-Bot e a Geometria: uma experiência em contexto de jardim de infância.Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr. 13, 198-201. doi:http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2740
Abstract: “Os recursos tecnológicos fazem hoje parte da vida de todas as crianças, tanto em momentos de lazer (…), como no seu quotidiano (…) (OCEPE, 2016)”. É tendo por base os interesses das crianças que trabalhamos o presente projeto, inovando com a introdução de um robô no trabalho das crianças para explorar no domínio da matemática noções de geometria e medida (orientação espacial, analisar e operar com formas geométricas). Articulando a matemática com outras áreas curriculares a criança vai poder criar, planear, resolver problemas e programar. A tecnologia irá integrar o projeto para que se criem ambientes de aprendizagem baseados em metodologias ativas onde se articulam as diferentes áreas curriculares numa dimensão transversal. Analisamos os resultados com registos de observação e inquéritos de satisfação às crianças, de forma a aferir quais as aprendizagens que as crianças podem fazer no domínio da matemática e na utilização das tecnologias. A abordagem de aliar a matemática às tecnologias será uma forma de despertar um maior interesse e o desejo de saber mais e compreender noções matemáticas de uma forma lúdica. Cabe ao educador(a) esta tarefa de sensibilizar e despertar o interesse e desenvolver aprendizagens no domínio da matemática, criar condições para a exploração e apropriação de recursos tecnológicos com o propósito de inovar as práticas. O propósito deste trabalho é também, dar igualdade de oportunidades a todas as crianças de explorarem instrumentos de aprendizagem que de outra forma não teriam acesso.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2550
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2740
ISSN: 2386-7418
Publisher version: http://dx.doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13.2740
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2740-10537-1-PB.pdf816.44 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.