Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2558
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRamalho, Rui-
dc.contributor.authorGonçalves, Fernanda-
dc.date.accessioned2018-02-05T10:51:58Z-
dc.date.available2018-02-05T10:51:58Z-
dc.date.issued2017-05-
dc.identifier.citationRamalho, R. & Gonçalves, F. (2017). Bee-Bot na exploração do domínio da matemática no jardim de infância. In II Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (pp. 485-490). Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-222-4. Disponível em http://hdl.handle.net/10198/4960pt_PT
dc.identifier.issn978-972-745-222-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2558-
dc.description.abstractNo jardim de infância as crianças são desafiadas a explorarem a matemática através de múltiplos recursos e em diferentes contextos. Introduzimos um recurso tecnológico, o robô Bee-Bot, de forma a permitir que crianças de contextos desfavoráveis tivessem a oportunidade de desenvolver competências digitais, potenciar a sua criatividade, raciocinarem sistematicamente e proporcionar-lhes trabalho colaborativo. Os recursos tecnológicos fazem hoje parte da vida de todas as crianças tanto em momentos de lazer como no seu quotidiano. É tendo por base os seus interesses que trabalhamos o presente projeto, inovando com a introdução do robô Bee-Bot nas atividades a explorar no domínio da matemática na componente números e operações. Articulando a matemática com outras áreas de conteúdo, a criança vai poder criar, planear, resolver problemas e programar. A tecnologia integra o projeto para que se criem ambientes de aprendizagem baseados em metodologias ativas onde se articulam as diferentes áreas de conteúdo numa dimensão transversal. Os objetivos traçados neste trabalho foram a apropriação progressiva do sentido de número, resolver problemas do quotidiano que envolvam pequenas quantidades, com recurso à adição e subtração, pensar em números sem a necessidade de os associar a objetos concretos e contar de forma crescente e decrescente. A análise dos resultados foi realizada através de registos de observação e inquérito de satisfação às crianças, de forma a aferir o cumprimento dos objetivos. A abordagem de aliar a matemática às tecnologias foi a forma de despertar um maior interesse e o desejo de saber mais e compreender noções matemáticas de uma forma diferenciada. Criaram-se condições para a exploração de recursos tecnológicos com o propósito de inovar as práticas, proporcionando uma maior igualdade de oportunidades a todas as crianças de explorarem instrumentos tecnológicos de aprendizagem que de outra forma não teriam acesso. Os resultados foram positivos, pois as crianças desenvolveram o seu sentido de número trabalhando o cardinal do número, programando o robô Bee-Bot de forma a que progredisse num sentido crescente ou decrescente. Palavras-Chave: jardim de infância; matemática; números; robô Bee-Bot.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectMatemática - sentido do númeropt_PT
dc.subjectRobótica - Bee-Botpt_PT
dc.subjectEducação de infância - jardim de infânciapt_PT
dc.subjectRecursos tecnológicospt_PT
dc.subjectTecnologia educativapt_PT
dc.titleBee-Bot na exploração do domínio da matemática no jardim de infânciapt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage485pt_PT
degois.publication.lastPage490pt_PT
degois.publication.locationBragança: Instituto Politécnicopt_PT
degois.publication.titleEncontro Internacional de Formação na Docência (INCTE)pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/10198/4960pt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
incte17_atas RuiRamalho.pdf11.88 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.