Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2590
Title: (Re)pensar a Educação Artística na Formação Inicial dos futuros Professores
Authors: Oliveira, Mónica
Keywords: Educação Artística
Arte Contemporânea
Issue Date: 2017
Citation: Oliveira, M. (2017). (Re)pensar a Educação Artística na Formação Inicial dos futuros Professores. Revista Portuguesa de Educação Artística, 7, (1), 19-32. doi http://dx.doi.org/10.23828/rpea.v7i1
Abstract: A educação artística na formação inicial dos professores em Portugal não tem acompanhado, na grande maioria das vezes, os avanços artísticos. Este estudo pretendeu investigar a pertinência da arte contemporânea na formação inicial de professores, enquanto conteúdo e ferramenta do pensamento pedagógico indo ao encontro dos seguintes objetivos: 1) recolher representações sobre a importância da arte contemporânea na formação de professores; 2) identificar as competências que a arte contemporânea promove na formação dos futuros professores; 3) identificar a postura do professor na operacionalização desta área. As conclusões mostram que os professores defendem que a arte contemporânea concorre para o perfil profissional do futuro professor, indo ao encontro de um conjunto de competências para o exercício da sua profissão e reconhecem a urgência em redefinir a prática artística na formação inicial de professores com vista a um ensino-aprendizagem consentâneo com a realidade atual.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2590
metadata.dc.identifier.doi: http://dx.doi.org/10.23828/rpea.v7i1
ISSN: 2183-7481
Publisher version: http://www.recursosonline.org/rpea/index.php/rpea/article/view/115/125
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
115-394-1-PB (1).pdf122.95 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.