Utilize este identificador para referenciar este registo:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2590
Título: | (Re)pensar a Educação Artística na Formação Inicial dos futuros Professores |
Autor: | Oliveira, Mónica |
Palavras-chave: | Educação Artística Arte Contemporânea |
Data: | 2017 |
Citação: | Oliveira, M. (2017). (Re)pensar a Educação Artística na Formação Inicial dos futuros Professores. Revista Portuguesa de Educação Artística, 7, (1), 19-32. doi http://dx.doi.org/10.23828/rpea.v7i1 |
Resumo: | A educação artística na formação inicial dos professores em Portugal não tem acompanhado, na grande maioria das vezes, os avanços artísticos. Este estudo pretendeu investigar a pertinência da arte contemporânea na formação inicial de professores, enquanto conteúdo e ferramenta do pensamento pedagógico indo ao encontro dos seguintes objetivos: 1) recolher representações sobre a importância da arte contemporânea na formação de professores; 2) identificar as competências que a arte contemporânea promove na formação dos futuros professores; 3) identificar a postura do professor na operacionalização desta área. As conclusões mostram que os professores defendem que a arte contemporânea concorre para o perfil profissional do futuro professor, indo ao encontro de um conjunto de competências para o exercício da sua profissão e reconhecem a urgência em redefinir a prática artística na formação inicial de professores com vista a um ensino-aprendizagem consentâneo com a realidade atual. |
Arbitragem científica: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2590 |
DOI: | http://dx.doi.org/10.23828/rpea.v7i1 |
ISSN: | 2183-7481 |
Versão do Editor: | http://www.recursosonline.org/rpea/index.php/rpea/article/view/115/125 |
Aparece nas colecções: | Artigo publicado numa revista |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
115-394-1-PB (1).pdf | 122.95 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.