Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2590
Título: (Re)pensar a Educação Artística na Formação Inicial dos futuros Professores
Autor: Oliveira, Mónica
Palavras-chave: Educação Artística
Arte Contemporânea
Data: 2017
Citação: Oliveira, M. (2017). (Re)pensar a Educação Artística na Formação Inicial dos futuros Professores. Revista Portuguesa de Educação Artística, 7, (1), 19-32. doi http://dx.doi.org/10.23828/rpea.v7i1
Resumo: A educação artística na formação inicial dos professores em Portugal não tem acompanhado, na grande maioria das vezes, os avanços artísticos. Este estudo pretendeu investigar a pertinência da arte contemporânea na formação inicial de professores, enquanto conteúdo e ferramenta do pensamento pedagógico indo ao encontro dos seguintes objetivos: 1) recolher representações sobre a importância da arte contemporânea na formação de professores; 2) identificar as competências que a arte contemporânea promove na formação dos futuros professores; 3) identificar a postura do professor na operacionalização desta área. As conclusões mostram que os professores defendem que a arte contemporânea concorre para o perfil profissional do futuro professor, indo ao encontro de um conjunto de competências para o exercício da sua profissão e reconhecem a urgência em redefinir a prática artística na formação inicial de professores com vista a um ensino-aprendizagem consentâneo com a realidade atual.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2590
DOI: http://dx.doi.org/10.23828/rpea.v7i1
ISSN: 2183-7481
Versão do Editor: http://www.recursosonline.org/rpea/index.php/rpea/article/view/115/125
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