Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2596
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCosta, Irene Cortesão-
dc.contributor.authorAmaral, Marcia-
dc.date.accessioned2018-04-18T13:32:31Z-
dc.date.available2018-04-18T13:32:31Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.citationCortesão, I. & Amaral, M. (2017). A música como estratégia de intervenção pedagógica. In L. G. Correia, R. C. Leão & S. Poças (Coords), Congresso Internacional O Tempo dos Professores (pp. 593-608). Porto: Centro de Investigação e intervenção Educativas (CIIE). Disponível em https://www.fpce.up.pt/otempodosprofessores/O_Tempo_dos_Professores_monografia_LGC_RL_SP_CIIE_2017.pdfpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8471-26-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2596-
dc.description.abstractDefende-se como necessário valorizar a profissão docente uma vez que esta é “uma profissão exigente em relação à qualidade do seu desempenho” e “que assume a responsabilidade de dar rosto ao futuro” (Baptista, 2005, p. 113) O trabalho que aqui se apresenta é o resultado de uma investigação com a duração de dois anos (no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do Primeiro Ciclo do Ensino Básico) onde se pretendeu compreender o papel da música enquanto instrumento de intervenção educativa na valência de Educação Pré-Escolar. Os conceitos fundamentais para esta discussão situam-se na área da educação, da música e na música aliada ao processo de ensino e aprendizagem. Quanto às opções metodológicas, recorreu-se a um estudo de caso longitudinal. As técnicas de recolha de dados foram, na sua generalidade, estruturadas, não documentais e de observação direta participante, assim como se recorreu a técnicas documentais. Sublinha-se a importância da mudança nas salas de atividades e de aulas da atualidade, e defende-se que a música pode ser olhada com maior interesse. Ensinar através da música poderá apresentar-se como veículo de transformação, de construção de sentidos, de aprendizagens com significado, prazer e que certamente influenciarão a aprendizagem das crianças, independentemente da sua faixa etária.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEducação Pré-Escolarpt_PT
dc.subjectEducação pela músicapt_PT
dc.titleA música como estratégia de intervenção pedagógicapt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.locationPorto: Centro de Investigação e intervenção Educativas (CIIE)pt_PT
degois.publication.titleCongresso Internacional O Tempo dos Professorespt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.fpce.up.pt/otempodosprofessores/O_Tempo_dos_Professores_monografia_LGC_RL_SP_CIIE_2017.pdfpt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Música como estratégia.pdf206.63 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.