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Título: Os “retornados” da África Portuguesa entre a Memória e a História? contextos e práticas pedagógicas em sala de aula no 2º Ciclo do Ensino Básico: estudo de caso
Autor: Monteiro, Isilda
Maia, Fernanda Paula Sousa
Palavras-chave: Didática da História
Guerra em África (1961-1974)
Ensino básico (2º ciclo - 6º ano)
História e Geografia de Portugal
Data: 2017
Citação: Monteiro, I. & Maia, F. (2017). Os “retornados” da África Portuguesa entre a Memória e a História? contextos e práticas pedagógicas em sala de aula no 2º Ciclo do Ensino Básico: estudo de caso. In L. G. Correia, R. C. Leão & S. Poças (Coords), Congresso Internacional O Tempo dos Professores (pp. 641-650). Porto: Centro de Investigação e intervenção Educativas (CIIE). Disponível em https://www.fpce.up.pt/otempodosprofessores/O_Tempo_dos_Professores_monografia_LGC_RL_SP_CIIE_2017.pdf
Resumo: A história recente especialmente a ligada aos temas da Guerra em África (1961-1974), da descolonização e aos ‘retornados’, num número que pode ter atingido o meio milhão, ainda hoje reflete uma forte dimensão traumática, justificando silenciamentos que se traduzem numa espécie de «amnésia coletiva» (Machaqueiro, 2015, 229), só recentemente quebrada, nomeadamente por associação à crise de refugiados que atualmente se vive na Europa. Estes conteúdos integram o programa da disciplina de História e Geografia de Portugal para os alunos do 6º ano, e através deste trabalho pretende-se perceber de que forma o recurso a uma estratégia didática assente na recolha de memórias familiares constitui uma mais-valia enquanto elemento motivacional para criar empatia nos alunos relativamente ao saber histórico. Paralelamente, é possível também desenvolver competências sociais importantes como a identidade, a tolerância, a solidariedade, o respeito pelo passado, o espírito crítico bem como compreender que todos somos agentes do devir histórico. Com base num estudo de caso efetuado em duas turmas do 6ºano de um agrupamento de escolas situado no Vale do Sousa, na transição entre a Área Metropolitana do Porto e o interior da região Norte, através de uma observação direta e participante, foi possível aferir os níveis motivacionais, de interação, de reflexão e de debate suscitados pela aplicação da referida estratégia. Comparativamente a outras turmas, nas quais as aprendizagens estiveram mais centradas no professor e no manual, os alunos das duas turmas demonstraram uma motivação acrescida, um envolvimento com os conteúdos que proporcionaram a consolidação de aprendizagens significativas.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2598
ISBN: 978-989-8471-26-0
Aparece nas colecções:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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