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http://hdl.handle.net/20.500.11796/2600
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Pinheiro, Ana | - |
dc.contributor.author | Silva, Ana Cristina | - |
dc.date.accessioned | 2018-04-18T14:35:33Z | - |
dc.date.available | 2018-04-18T14:35:33Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.identifier.citation | Pinheiro, A. & Silva, A. (2017). Educação inclusiva no Ensino Superior: perceção dos docentes e dos estudantes com NEE. In L. G. Correia, R. C. Leão & S. Poças (Coords), Congresso Internacional O Tempo dos Professores (pp. 1041-1056). Porto: Centro de Investigação e intervenção Educativas (CIIE). Disponível em https://www.fpce.up.pt/otempodosprofessores/O_Tempo_dos_Professores_monografia_LGC_RL_SP_CIIE_2017.pdf | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8471-26-0 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2600 | - |
dc.description.abstract | A universidade é local privilegiado de formação superior com o dever de garantir o direito à educação e à igualdade de direitos a nível da permanência e sucesso académico. Estudar o processo de inclusão no ensino superior deverá também passar por compreender interação professor-aluno e aluno-aluno. Recorremos a um estudo qualitativo, orientado pelo paradigma fenomenológico-interpretativo, com recurso a entrevistas semiestruturadas de cariz exploratório e investigativo. Participaram docentes de uma Faculdade de Educação e Psicologia, de Licenciatura e Mestrado, bem como estudantes com necessidades educativas especiais. Através das perceções dos alunos com necessidades educativas especiais e dos docentes universitários face à inclusão, pudemos verificar que, quer a Faculdade, quer os docentes, não aparentam estar totalmente preparados para receber e trabalhar com este grupo de estudantes, sendo fundamental a criação de redes de comunicação, reflexão e discussão de estratégias e métodos de ensino, e a melhoria das políticas internas da Faculdade em prol da inclusão de todos os alunos. Denotamos que os estudantes realçam que os docentes estão sensibilizados para estas questões e que a inclusão deverá também partir do seu próprio empenho e esforço. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.subject | Educação Inclusiva | pt_PT |
dc.subject | Necessidades Educativas Especiais | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Formação de docentes | pt_PT |
dc.title | Educação inclusiva no Ensino Superior: perceção dos docentes e dos estudantes com NEE | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 1041 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 1056 | pt_PT |
degois.publication.location | Porto: Centro de Investigação e intervenção Educativas (CIIE) | pt_PT |
degois.publication.title | Congresso Internacional O Tempo dos Professores | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.fpce.up.pt/otempodosprofessores/O_Tempo_dos_Professores_monografia_LGC_RL_SP_CIIE_2017.pdf | pt_PT |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
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