Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2600
Título: Educação inclusiva no Ensino Superior: perceção dos docentes e dos estudantes com NEE
Autor: Pinheiro, Ana
Silva, Ana Cristina
Palavras-chave: Educação Inclusiva
Necessidades Educativas Especiais
Ensino Superior
Formação de docentes
Data: 2017
Citação: Pinheiro, A. & Silva, A. (2017). Educação inclusiva no Ensino Superior: perceção dos docentes e dos estudantes com NEE. In L. G. Correia, R. C. Leão & S. Poças (Coords), Congresso Internacional O Tempo dos Professores (pp. 1041-1056). Porto: Centro de Investigação e intervenção Educativas (CIIE). Disponível em https://www.fpce.up.pt/otempodosprofessores/O_Tempo_dos_Professores_monografia_LGC_RL_SP_CIIE_2017.pdf
Resumo: A universidade é local privilegiado de formação superior com o dever de garantir o direito à educação e à igualdade de direitos a nível da permanência e sucesso académico. Estudar o processo de inclusão no ensino superior deverá também passar por compreender interação professor-aluno e aluno-aluno. Recorremos a um estudo qualitativo, orientado pelo paradigma fenomenológico-interpretativo, com recurso a entrevistas semiestruturadas de cariz exploratório e investigativo. Participaram docentes de uma Faculdade de Educação e Psicologia, de Licenciatura e Mestrado, bem como estudantes com necessidades educativas especiais. Através das perceções dos alunos com necessidades educativas especiais e dos docentes universitários face à inclusão, pudemos verificar que, quer a Faculdade, quer os docentes, não aparentam estar totalmente preparados para receber e trabalhar com este grupo de estudantes, sendo fundamental a criação de redes de comunicação, reflexão e discussão de estratégias e métodos de ensino, e a melhoria das políticas internas da Faculdade em prol da inclusão de todos os alunos. Denotamos que os estudantes realçam que os docentes estão sensibilizados para estas questões e que a inclusão deverá também partir do seu próprio empenho e esforço.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2600
ISBN: 978-989-8471-26-0
Versão do Editor: https://www.fpce.up.pt/otempodosprofessores/O_Tempo_dos_Professores_monografia_LGC_RL_SP_CIIE_2017.pdf
Aparece nas colecções:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Educação inclusiva.pdf232.83 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.