Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2616
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Cristina Vieira | - |
dc.contributor.author | Sá, Cristina Manuela | - |
dc.contributor.author | Macário, Maria João Bártolo | - |
dc.date.accessioned | 2018-05-23T14:32:43Z | - |
dc.date.available | 2018-05-23T14:32:43Z | - |
dc.date.issued | 2018-04 | - |
dc.identifier.citation | Silva, C.V., Sá, C. M. & Macário, M.J. (abril-junho 2018). Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em Formação. Representações de estudantes sobre a língua Portuguesa. Acta Scientiarum. Language and Culture , 40 (2). DOI: http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.35286 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1807-8656 | - |
dc.identifier.issn | 1983-4675 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2616 | - |
dc.description.abstract | A constante mutação característica da sociedade do séc. XXI exige um modelo de educação centrado no desenvolvimento de competências. A proficiente comunicação oral e escrita faz parte dessas competências essenciais e deve ser promovida através do ensino ‘de’ e ‘em’ Português. Neste contexto, cabe igualmente a reflexão sobre as representações da língua portuguesa (LP) que advêm da forma como esta é ensinada/aprendida. Daí que uma equipa de um laboratório de investigação esteja a promover estudos exploratórios sobre esta problemática, visando traçar um perfil dos estudantes (em formação inicial e pósgraduada) e, a partir desse conhecimento, encontrar estratégias para alterar as suas representações sobre a LP, o que se irá refletir nas representações dos seus futuros alunos. Adotou-se uma metodologia de índole qualitativa associada ao estudo de caso, recorrendo-se ao inquérito por questionário para a recolha de dados, que foram objeto de análise de conteúdo. Este artigo refere-se a um estudo exploratório tendo por informantes futuros profissionais da Educação a frequentar o 1.º ano de uma licenciatura em Educação Básica, que revelaram representações sobre a LP demasiado presas à sua origem geográfica e lacunas quanto à sua variação pouco compatíveis com a inserção numa sociedade multicultural e plurilingue do séc. XXI. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Ensino da língua portuguesa | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores - Ensino básico (1º ciclo) | pt_PT |
dc.title | Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
degois.publication.location | Maringá, Paraná, Brasil : Universidade Estadual de Maringá (UEM) | pt_PT |
degois.publication.title | Acta Scientiarum. Language and Culture | pt_PT |
degois.publication.volume | 40 (2) | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.35286 | pt_PT |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.35286 | pt_PT |
Appears in Collections: | Artigo publicado numa revista |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
35286-751375140520-1-PB.pdf | 532.13 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.