Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2616
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSilva, Cristina Vieira-
dc.contributor.authorSá, Cristina Manuela-
dc.contributor.authorMacário, Maria João Bártolo-
dc.date.accessioned2018-05-23T14:32:43Z-
dc.date.available2018-05-23T14:32:43Z-
dc.date.issued2018-04-
dc.identifier.citationSilva, C.V., Sá, C. M. & Macário, M.J. (abril-junho 2018). Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em Formação. Representações de estudantes sobre a língua Portuguesa. Acta Scientiarum. Language and Culture , 40 (2). DOI: http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.35286pt_PT
dc.identifier.issn1807-8656-
dc.identifier.issn1983-4675-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2616-
dc.description.abstractA constante mutação característica da sociedade do séc. XXI exige um modelo de educação centrado no desenvolvimento de competências. A proficiente comunicação oral e escrita faz parte dessas competências essenciais e deve ser promovida através do ensino ‘de’ e ‘em’ Português. Neste contexto, cabe igualmente a reflexão sobre as representações da língua portuguesa (LP) que advêm da forma como esta é ensinada/aprendida. Daí que uma equipa de um laboratório de investigação esteja a promover estudos exploratórios sobre esta problemática, visando traçar um perfil dos estudantes (em formação inicial e pósgraduada) e, a partir desse conhecimento, encontrar estratégias para alterar as suas representações sobre a LP, o que se irá refletir nas representações dos seus futuros alunos. Adotou-se uma metodologia de índole qualitativa associada ao estudo de caso, recorrendo-se ao inquérito por questionário para a recolha de dados, que foram objeto de análise de conteúdo. Este artigo refere-se a um estudo exploratório tendo por informantes futuros profissionais da Educação a frequentar o 1.º ano de uma licenciatura em Educação Básica, que revelaram representações sobre a LP demasiado presas à sua origem geográfica e lacunas quanto à sua variação pouco compatíveis com a inserção numa sociedade multicultural e plurilingue do séc. XXI.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEnsino da língua portuguesapt_PT
dc.subjectFormação de professores - Ensino básico (1º ciclo)pt_PT
dc.titleRepresentações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formaçãopt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.locationMaringá, Paraná, Brasil : Universidade Estadual de Maringá (UEM)pt_PT
degois.publication.titleActa Scientiarum. Language and Culturept_PT
degois.publication.volume40 (2)pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.35286pt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.35286pt_PT
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
35286-751375140520-1-PB.pdf532.13 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.