Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2617
Title: Reflexão sobre a prática na formação em matemática para contexto pré-escolar
Authors: Nogueira, Isabel
Blanco, Teresa
Keywords: Educação Pré-Escolar
Operações lógicas
Desenvolvimento profissional
Ensino da matemática
Prática reflexiva
Issue Date: 2017
Citation: Nogueira, I.C. & Blanco, T. (2017). Reflexão sobre a prática na formação em matemática para contexto pré-escolar. EDUSER: revista de educação, 9 (2), 42-50. Disponível em http://www.eduser.ipb.pt
Abstract: Entendemos que o desenvolvimento pessoal e profissional docente pode e deve ser estimulado por hábitos de reflexão e questionamento acerca da sua prática pedagógica, essenciais a uma apropriação crítica dos saberes científicos, pedagógico-didáticos e contextuais que enformam qualquer ato educativo com significado. Neste texto, descrevemos a metodologia formativa adotada na unidade curricular de Didática da Matemática em Contexto Pré-Escolar, do Mestrado em Educação Pré-Escolar de uma instituição privada de ensino superior. A partir das situações reais dos contextos em que as estudantes desenvolviam a Prática de Ensino Supervisionada e como resultado da sistematização das experiências de aprendizagem aí desenvolvidas, esta experiência privilegiou processos reflexivos de natureza académica e profissional e possibilitou uma (re)definição de estratégias e práticas pedagógicas para intervenção posterior. A análise das práticas implementadas e das narrativas produzidas pelas estudantes aponta esta metodologia como facilitadora do desenvolvimento de capacidades crítico-reflexivas, tanto ao nível de (re)construção de conhecimento lógico-matemático como de (re)configuração da praxis, e, portanto, de desenvolvimento profissional destas (futuras) docentes.
We believe that teachers’ personal and professional development can and should be encouraged by reflection and questioning routines about their own pedagogical practice. This is essential to a critical appropriation of scientific, pedagogical-didactic and contextual knowledge that outline any meaningful educational act. In this paper, we describe the formative methodology adopted in the subject Didactics of Mathematics for Preschool Context in the Master Degree in Preschool Education of a private higher education institution. The description starts from the real contexts in which the students developed the Supervised Teaching Practice and as a result of the systematization of the learning experiences developed during that time, this experience privileged reflexive processes of academic and professional nature and enabled a (re)definition of strategies and practices for further educational intervention. The analysis of the implemented practices and narratives produced by these students points to this methodology as facilitating critical-reflective capacities development, both in terms of (re)construction of logical-mathematical knowledge as of praxis (re)configuration, and therefore, of professional development of these future teachers.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2617
ISSN: 1645-4774
Publisher version: http://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/cld.2018.161.01
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
document.pdf159.45 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.