Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2635
Título: O manual escolar de Língua Portuguesa do 1º Ciclo do Ensino Básico: inquietações em torno da desigualdade de género na escola
Autor: Samagaio, Florbela
Palavras-chave: Manuais escolares
Desigualdade de género
Professor reflexivo
Data: 2018
Citação: Samagaio, F. (2018). O manual escolar de Língua Portuguesa do 1º Ciclo do Ensino Básico: inquietações em torno da desigualdade de género na escola. Série-Estudos - Periódico do Programa de Pós-Graduação em Educação da UCDB, 23(48), 35-60. doi:http://dx.doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1120
Resumo: O presente artigo tem como objetivo fundamental alertar para a desigualdade de género que poderá estar presente nos manuais escolares. Essa sensibilização para o tema afigura-se-nos pertinente na medida em que, em Portugal, existe um dispositivo legislativo e normativo, relativamente sólido, que procura prevenir esse tipo de situação. Contudo, na nossa opinião, não será suficiente. Nesse sentido, o artigo propõe como paradigma pedagógico adequado à escola da sociedade moderna o paradigma do professor como profissional reflexivo, crítico e problematizador, sendo este o principal interlocutor do discurso pedagógico oficial junto das crianças. O artigo apresenta uma análise de conteúdo realizada ao Manual de Língua Portuguesa do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico, inspirada na metodologia proposta por vários autores, entre eles Eugénio Brandão. nos anos 70 em Portugal, a partir da qual se poderá verificar o desequilíbrio na veiculação das imagens no feminino e no masculino assim como a sugestão de criação de territórios simbólicos de significados assentes nos estereótipos de género. A análise é efetuada ao nível das imagens e ao nível dos textos e conclui que existe uma significativa desigualdade de género no referido material de estudo. A questão central que se coloca é que os manuais escolares integram a vida escolar e quotidiana das crianças, podendo conduzir à cristalização de ideias preconcebidas sobre o género através do processo de socialização.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2635
DOI: http://dx.doi.org/10.20435/serie-estudos.v23i48.1120
ISSN: 2318-1982
Versão do Editor: http://www.serie-estudos.ucdb.br/index.php/serie-estudos/article/view/1120
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