Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2640
Title: Instrumentos de transdisciplinaridade e co aprendizagem sediados e mediados por plataformas digitais: relato de uma experiência formativa interpares
Authors: Gonçalves, Daniela
Rodrigues, Elvira
Keywords: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) - suporte de aprendizagem
Issue Date: 2018
Citation: Gonçalves, D. & Rodrigues, E. (2018). Instrumentos de transdisciplinaridade e co aprendizagem sediados e mediados por plataformas digitais: relato de uma experiência formativa interpares. In IV Congresso Internacional - A Fenda Digital: TIC, NEE, Inclusão e Equidade (pp. 284-295). Porto: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti.
Abstract: Aprender e ensinar na sociedade do conhecimento é um contínuo, e incontornável, desafio,face às novas perspetivas da realidade, impostas por incessantes mudanças (Avedaño & Trujillo, 2013). O “homo sapiens digital” (Prensky, 2009) instalou-se e as apropriações sociais da linguagem digital (Moreno, 2013, p.118) fazem-se sentir em todos os setores da sociedade. As conceções de espaço, tempo e distância diluem-se nesta sociedade em rede, de que a escola é parte integrante. Contudo, começam a verificar-se significativos anacronismos entre a rapidez de assimilação das novas tecnologias pela sociedade em geral, pelos nativos digitais, de uma forma muito particular, e a sua utilização no contexto do ensino/aprendizagem. Por um lado, a democratização do acesso às tecnologias e à internet (Lagarto & Marques, 2015, p.18) não é sinónimo da sua efetiva utilização no ato de ensino e, por outro lado, enquanto o sistema educativo ainda discute a pertinência, e monitoriza, experiências de utilização de manuais digitais no ensino, através de tablets, projeto ManEEle (Idem), uma percentagem, cada vez maior, dos nossos jovens possui smartphones topo de gama que utiliza com particular destreza, como se de um “membro orgânico” se tratasse - usam-nos para comunicar, sociabilizar, consultar o email, efetuar pesquisas, ler e abrir documentos, em diversos formatos.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2640
ISBN: 978-989-99984-1-4
Publisher version: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2637
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Instrumentos Daniela Gonçalves 2018.pdf187.79 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.