Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2641
Título: A utilização de tablets em sala de aula: vantagens e constrangimentos
Autor: Gonçalves, Daniela
Machado, Emília
Palavras-chave: Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) - suporte de aprendizagem
Data: 2018
Editora: Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF)
Citação: Gonçalves, E. & Machado, E.(2018). A utilização de tablets em sala de aula: vantagens e constrangimentos . In IV Congresso Internacional - A Fenda Digital: TIC, NEE, Inclusão e Equidade (pp. 310-317). Porto: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti.
Resumo: Com a disseminação e transformação das tecnologias que têm marcado na nossa sociedade é possível facilitar cada vez mais a vida das pessoas, através de uma mudança subjacente ao modo como se trabalha e se aplica as novas tecnologias. É, portanto, possível inovar, comunicar e gerir informação. A possibilidade de inovação deve-se ao facto à recriação e à criatividade - é possível comunicar, partilhar, conectar, colaborar e cooperar com os outros; é possível gerir a informação de forma a procurar, selecionar, armazenar e tratar de todo o conhecimento que está sob posse. Por este meio, o indivíduo domina as tecnologias e compreende o que o rodeia. A educação não é exceção. É importante saber lidar com a evolução e pô-la em prática em situações do dia-a-dia dos nossos alunos, tornando a aprendizagem mais dinâmica e mais interessante. É importante mudar mentalidades e mudar os paradigmas da educação, acompanhando com bom ritmo esta evolução. A par desta mudança, o docente enquanto investigador tem que se apropriar do processo para que, de alguma forma, saiba responder às necessidades e interesses dos seus alunos, traduzindo-se numa aprendizagem baseada na evolução, na cooperação, na criatividade e na motivação. Daí decorre a utilização dos tablets em contexto educativo. Além de serem instrumentos de pesquisa importantes para que se possam realizar aulas dinâmicas, os tablets com um cariz motivacional, podem ser um meio de propiciar novos contextos educativos de uma verdadeira e eficaz aprendizagem. Desta forma, através de um olhar crítico e reflexivo, pretende-se investigar e retirar as conclusões mais evidentes relativamente ao uso do tablet em contexto sala de aula, verificando as suas vantagens de utilização, bem como os seus constrangimentos. Por outras palavras, pretende-se com o presente artigo verificar até que ponto a utilização de recursos tecnológicos, mais propriamente a utilização de tablets em contexto sala de aula, se tornem num recurso regulador e promotor de diversas aprendizagens e quais as repressões que lhe estão subjacentes.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2641
ISBN: 978-989-99984-1-4
Versão do Editor: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2637
Aparece nas colecções:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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