Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2644
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorRamalho, Rui-
dc.contributor.authorGonçalves, Fernanda-
dc.date.accessioned2018-07-03T15:06:06Z-
dc.date.available2018-07-03T15:06:06Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationRamalho, R. & Gonçalves, F. (2018). Materiais manipulativos virtuais no jardim de infância potenciando a relação com a matemática . In IV Congresso Internacional - A Fenda Digital: TIC, NEE, Inclusão e Equidade (pp. 435-444).Porto: Escola Superior de Educação Paula Frassinetti. Disponível em http://hdl.handle.net/20.500.11796/2637pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-99984-1-4-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2644-
dc.description.abstractAs tecnologias já fazem parte do dia-a-dia das crianças e apesar de cada vez mais apresentarem uma postura individual; na escola, o trabalho colaborativo entre pares é uma realidade e é em conjunto que as crianças aprendem umas com as outras entre si, “(…) a utilização das TIC (…) promovem o trabalho colaborativo entre os estudantes e torna-os mais responsáveis pelas suas aprendizagens” (Moreira & Monteiro, 2012, p. 17). Amante, 2003 in Amante, 2007 (Moreira & Monteiro, 2012) constatou em experiência que acompanhou em jardim de infância “que a grande maioria das crianças preferia claramente trabalhar a pares ou em pequeno grupo, dando essa situação lugar a um conjunto de interações relevantes para a aprendizagem”. O trabalho que realizam e a manipulação de computadores, tablets e smartphones pode funcionar como meios de aprendizagem diferentes e formas inovadoras de desenvolverem suas competências nas áreas curriculares.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF)pt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TIC) - suporte de aprendizagempt_PT
dc.titleMateriais manipulativos virtuais no jardim de infância potenciando a relação com a matemáticapt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage435pt_PT
degois.publication.lastPage444pt_PT
degois.publication.titleIV Congresso Internacional - A Fenda Digital: TIC, NEE, Inclusão e Equidadept_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2637pt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MateriaisManipulativosRuiRamalho2018.pdf206.72 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.