Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2696
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSalgado, Ana-
dc.contributor.authorRosário, Pedro-
dc.contributor.authorMourão, Rosa-
dc.contributor.authorRodrigues, Ângela-
dc.contributor.authorSilva, Cândida Sofia Torres da-
dc.contributor.authorMarques, Carina-
dc.contributor.authorAmorim, Liliana-
dc.contributor.authorMachado, Sandrine-
dc.contributor.authorNúñez Perez, José Carlos-
dc.contributor.authorGonzález-Pienda, Júlio A.-
dc.contributor.authorHernández-Pina, Fuensanta-
dc.date.accessioned2018-09-10T10:54:45Z-
dc.date.available2018-09-10T10:54:45Z-
dc.date.issued2006-05-
dc.identifier.citationPsicologia, Educação e Cultura 10(1), 77-88.pt_PT
dc.identifier.issn0874-2391-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2696-
dc.description.abstractA ética de trabalho está no topo da agenda educativa. A literatura, mas também a prática dos docentes, sugerem que a promoção da autonomia e a responsabilização dos alunos é um eixo estruturante no processo de aprendizagem dos alunos independentemente do ciclo de ensino. Neste trabalho, discutimos o conceito de auto-regulação da aprendizagem, a sua relevância na aprendizagem, e também algumas implicações e desafios que este construto levanta à prática educativa. Elaboramos ainda sobre a possibilidade de os professores ensinarem e treinarem com os alunos estratégias de auto-regulação da aprendizagem com vista a incrementarem o seu sucesso educativo.pt_PT
dc.description.abstractProfessional ethics is top of educational agenda nowadays. Not only literature in the area but also teaching practice suggest that improving students' autonomy and responsibility is crucial work because these are the learning process' basis whatever the school level may be. This article discusses self-regulatory learning concept, its main role in learning, and some of its implications and challenges to the teaching practice. We also illustrate the possibility of students being taught and trained in self-regulated learning strategies as a way of improving their school achievement.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherColégio Internato dos Carvalhospt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/pt_PT
dc.subjectÉtica de trabalhopt_PT
dc.subjectAuto-regulação da aprendizagempt_PT
dc.subjectSucesso educativopt_PT
dc.titleTrabalhar e estudar sob a lente dos processos e estratégias de auto–regulação da aprendizagempt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage77pt_PT
degois.publication.lastPage88pt_PT
degois.publication.locationCarvalhospt_PT
degois.publication.titlePsicologia, Educação e Culturapt_PT
degois.publication.volumeVol. X, nº1pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://comum.rcaap.pt/bitstream/10400.26/5262/1/2006_PEC_1.pdfpt_PT
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2006_trabalhar_estudar_processos_ estrate.pdf3.68 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.