Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2712
Title: A avaliação compreensiva na intervenção precoce de crianças com necessidades educativas especiais
Authors: Barreto, Sílvia Maria Amaral Nogueira da Silva
Orientador: Afonso, Carlos
Keywords: Necessidades Educativas Especiais (NEE)
Intervenção Precoce (IP)
Avaliação Compreensiva
Issue Date: 26-Oct-2018
Abstract: O presente estudo assume como objetivo geral compreender como se constrói o processo de avaliação compreensiva na Intervenção Precoce (IP) de crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Através da recolha de dados de uma equipa de seis educadoras de préescolar de uma instituição privada, foram planeadas quatro sessões de reflexão e construção de instrumentos de avaliação. A investigação focou-se em metodologias de caráter qualitativo. Com esta metodologia pretendeu-se, essencialmente, dar voz aos participantes, no sentido destes se constituírem como representativos de determinado fenómeno numa realidade concreta. Foram preenchidos inquéritos iniciais e planificadas quatro sessões de grupo com o objetivo de interpretar e compreender as relações entre a ideologia educacional e as práticas de avaliação e construir instrumentos que se considerem pertinentes na avaliação de crianças com NEE num determinado contexto. A partir da análise dos inquéritos iniciais e da análise dos discursos das participantes nas sessões de grupo, emergiram como principais preocupações a deteção de sinais de alerta, a partilha com a família e com a equipa e o próprio processo de avaliação. Os resultados apontam no sentido de implementar um processo concreto com passos bem delimitados, que se iniciam numa recolha de dados com as famílias, numa avaliação diagnóstica e na construção conjunta e multidisciplinar de um plano de superação que deve ser revisto permanentemente. Como resultado da pesquisa e da reflexão delineou-se como principal passo a implementação de um instrumento de avaliação diagnóstica (que foi criado em equipa) e a necessidade de ponderação da avaliação em vigor tendo em vista uma maior evolução e valorização de cada uma das crianças e uma melhoria constante das práticas.
The general aim of this study is to understand the comprehensive evaluation process in Early Intervention (EI) of children with Special Education Needs (SEN). Following data collection from a team of six preschool education teachers working in a private institution, there were four sessions for brainstorming and the design of evaluation tools. The research focused on qualitative methodologies. This methodology was used mostly to give voice to the participants in order to allow them to represent a given phenomenon in a specific reality. Early inquiries and four group sessions were held with the purpose of interpretation and understanding the connections between educational ideologies and the evaluation practices, and to design tools considered relevant to the evaluation of children with SEN in a specific context. From the analysis of the inquiries and the statements of the participants in the group sessions, the following concerns were raised: detecting warning signs, sharing with the family and the team, and the actual evaluation process itself. The results show the need to implement a specific process with well-defined steps which start with data collection with the families, diagnostic evaluation, and a joint and multidisciplinary design of a plan for the overcoming of any underlying issues in need of improvement, which should therefore be constantly revisited. As a result of the research and the brainstorming, the first step to be highlighted is the implementation of a diagnostic evaluation tool (designed as a team) and the need to consider the existing evaluation, bearing in mind a greater evaluation and valorisation of each one of the children and a constant improvement of practices in use. Keywords: Comprehensive Evaluation, Early Intervention (EI), Special Education Needs (SEN)
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2712
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Ciências da Educação - Área de especialização em Educação Especial
Appears in Collections:Educação Especial



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.