Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2727
Título: Promover as tecnologias de informação geográfica na formação para a docência
Autor: Ribeiro, Vítor
Osório, António
Azevedo, Luísa
Palavras-chave: Tecnologias de Informação Geográfica (TIG)
Formação inicial de professores
Tecnologias de informação e comunicação (TIC)
Geografia -- ensino
Data: 2018
Editora: Instituto Politécnico de Bragança
Citação: Ribeiro, V., Osório, A. & Azevedo, L. (2018).Promover as tecnologias de informação geográfica na formação para a docência In III Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (pp. 519-526). Bragança: Instituto Politécnico. ISBN 978-972-745-241-5. Disponível em http://hdl.handle.net/10198/17381
Resumo: evolução tecnológica das últimas décadas requer, às escolas, uma adaptação às mudanças que ocorrem na sociedade. As práticas pedagógicas devem promover a construção do conhecimento e a aprendizagem coletiva, entre professores, alunos e comunidade educativa, recorrendo, nalguns casos, ao uso das Tecnologias de Informação Geográfica (TIG), para desenvolver as competências exigidas à sociedade do século XXI. Neste sentido, as instituições de ensino superior que intervêm na formação de professores têm o importante papel de dotar os futuros docentes com competências digitais que lhes permitam integrar as TIG nas suas práticas pedagógicas. Nesta comunicação pretende-se partilhar a metodologia utilizada no projeto “Atlas de África” desenvolvido em dois mil e dezasseis, por estudantes de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º ciclo do ensino básico. A componente principal deste projeto incidiu na utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e das TIG numa perspetiva histórica/cultural, económica e geográfica, resultando na publicação de um atlas geográfico do continente africano. De igual modo, pretendeu-se desenvolver as competências geográficas para renovar as práticas pedagógicas, valorizando o pensamento espacial e o raciocínio crítico. Para concretizar este projeto recorreu-se a uma metodologia participativa para promover o trabalho colaborativo e investigativo. Os resultados deste projeto foram muito positivos e estenderam-se para além da sala de aula.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2727
ISBN: 978-972-745-241-5
Versão do Editor: http://hdl.handle.net/10198/17381
Aparece nas colecções:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
incte18 519-526.pdf267.96 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.