Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2732
Título: Um modelo de supervisão reflexivo: contribuição para o projeto de socialização profissional de estudantes no Mestrado em Educação Pré-escolar em Portugal
Autor: Neves, Ivone
Trindade, Rui
Palavras-chave: Supervisão pedagógica
Estágio supervisionado
dispositivos de supervisão -- autoscopias -- heteroscopias
Portfólio reflexivo
Desenvolvimento profissional
Educação de infância
Data: 2018
Citação: Neves, I. & Trindade, R. (2018). Um modelo de supervisão reflexivo: contribuição para o projeto de socialização profissional de estudantes no Mestrado em Educação Pré-escolar em Portugal. Liberato, 19 (32). doi 10.31514/rliberato.2018v19n32.p141
Resumo: Este estudo situa-se no âmbito da supervisão do estágio profissionalizante que envolveu dez estagiários finalistas do Mestrado em Educação Pré-escolar em Portugal. Tratou-se de uma pesquisa empírica enquadrada numa abordagem qualitativa, identificando-se com o paradigma fenomenológico-interpretativo. O modelo de supervisão ancorou-se no paradigma reflexivo e procurou compreender como os dispositivos de supervisão (autoscopias e heteroscopias) poderiam contribuir para o desenvolvimento de competências de reflexão dos estudantes, geradores de desenvolvimento pessoal e profissional. Para tal, analisamos as reflexões escritas, produzidas pelas estagiárias, que integravam os seus portfólios reflexivos sobre as intervenções pedagógicas que foram protagonizadas durante o estágio profissionalizante. Concluiu-se que a reflexão foi um elemento estruturador de novas aprendizagens dos estudantes que se tornaram mais críticos e reflexivos sobre suas práticas. Elas também revelaram que foi importante a ação questionadora do supervisor, bem como a criação de ambientes colaborativos de aprendizagem entre o supervisor e as estudantes.
This study is part of the supervision of the vocational internship that involved ten finalist interns of the Master’s in Pre-school Education in Portugal. It was an empirical research framed in a qualitative approach, identifying itself with the phenomenological-interpretative paradigm. The model of supervision was anchored in the reflexive paradigm and sought to understand how the supervisory devices (autoscopies and heteroscopies) could contribute to the development of reflection skills of the students, generators of personal and professional development. For this, we analyze the written reflections, produced by the trainees, that integrated their reflective portfolios on the pedagogical interventions that they carried out during the professional intership. It was concluded that the reflection was a structuring element of the new students’ learning that became more critical and reflexive of their practices. They also revealed that the supervisor’s questioning was important, as well as the creation of collaborative learning environments between the supervisor and the students.
Descrição: Este artigo é resumo da Tese de Doutorado em Educação, defendida em 20.02.2017, na Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (ULHT), Lisboa, Portugal, sob orientação do Prof. Dr. Rui Trindade.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2732
DOI: doi 10.31514/rliberato.2018v19n32.p141
ISSN: 2178-8820
Versão do Editor: http://www.liberato.com.br/sites/default/files/arquivos/Revista_SIER/v.19%2Cn.32%282018%29/04-Art11-11Set-Supervisao.pdf
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