Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2733
Title: Abordagens metodológicas diferenciadas na promoção de aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Authors: Gonçalves, Daniela
Lopes, Inês França
Sousa, Ana Sofia
Ribeiro, Pedro
Keywords: Projetos interdisciplinares
Flexibilidade do currículo
Aprendizagem baseada na resolução de problemas (ABRP)
Pensamento crítico
Issue Date: 2018
Publisher: Centro de Investigação e Intervenção Educativas (CIIE) da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação (FPCE) da Universidade do Porto (UP)
Citation: Gonçalves, D., Lopes, I., Sousa, A. & Ribeiro, P. (2018). Abordagens metodológicas diferenciadas na promoção de aprendizagens no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In Currículo, Avaliação, Formação e Tecnologias educativas (CAFTe): Contributos teóricos e práticos (pp. 71-78). ISBN 978-989-8471-32-1. Disponível em https://www.fpce.up.pt/1cafte/assets/Ebook_CAFTe2018.pdf
Abstract: O desafio de “transportar as escolas, os edifícios escolares e os ambientes de aprendizagem tradicionais para o século XXI (...)e a pressão para a mudança, é particularmente dirigida para o papel dos professores, da liderança, da tecnologia e das soluções espaciais, dos serviços de apoio educativo e para ambientes de aprendizagem” (Kickbusch, 2012, pp.87-88), exigindo linhas de trabalho e ação pedagógica alicerçadas em métodos de aprendizagem de investigação, baseados em projetos, numa aprendizagem a partir da resolução crítica e criativa de problemas e em processos de aprendizagem colaborativos (Bolívar, 2012), fazendo, deste modo, parte de uma conceção de aprendizagem, retirando partido do quotidiano dos alunos dentro e fora da escola. Consideramos, pois, um modelo de organização e desenvolvimento curricular que estabeleça o compromisso de integrar no currículo escolar um novo conjunto de competências e de aprendizagens e que remeta, quanto ao conteúdo, para uma conceção de currículo flexível, aberto e enriquecido que garanta simultaneamente um alicerce comum para todos os alunos e uma parte complementar e diferenciadora que vá ao encontro de motivações, preferências e facilidades (Gonçalves, 2017). Neste contexto, apresentar-se-á o modo como definimos a estratégia de operacionalização do Projeto de Flexibilidade Curricular, no 1.º ano de escolaridade, partindo da centralidade do processo de aprendizagem de todos os alunos e, ao mesmo tempo, de cada um, numa lógica de projeto interdisciplinar, cuja abordagem curricular é entendida como flexível, aberta e enriquecida. Deste estudo exploratório, de natureza qualitativa, destacarse-ão os resultados de aprendizagem alcançados pelos 65 alunos, evidenciando a variedade de abordagens aplicadas ao longo de todo o processo e a forma como integramos, transversalmente e transdisciplinarmente, os diferentes saberes curriculares, aproveitando a oportunidade de flexibilizar e gerir o currículo. Palavras-chave: projetos interdisciplinares; abordagens flexíveis do currículo; processos de aprendizagens colaborativos; resolução crítica e criativa de problemas
The challenge of "moving schools, school buildings and traditional learning environments into the 21st century (...) and the pressure for change, is particularly directed at the role of teachers, leadership, technology and space solutions, of educational support and to learning environments "(Kickbusch, 2012: p. 87-88), requiring lines of work and pedagogical action based on research-based, project-based learning methods, problem-solving and collaborative learning processes (Bolivar, 2012), thus making part of a learning design, taking advantage of students' daily life in and out of school. Therefore, we consider a model of organization and curriculum’ development that establishes the commitment to integrate a new set of competences and learning in the school curriculum, referring to the content for a flexible, open and enriched curriculum design that guarantees a common foundation for all students and a complementary and differentiating part that meets motivations, preferences and abilities (Gonçalves, 2017). In this context, we will present how we defined the strategy for the operationalization of the Curriculum Flexibility Project, in the 1st year of school, starting from the centrality of the learning process of all students and, at the same time, each one, in an interdisciplinary project logic, whose curricular approach is understood as flexible, open and enriched. This exploratory study, of a qualitative nature, will highlight the learning outcomes achieved by the 65 students, highlighting the variety of approaches applied throughout the process and the way in which we integrate cross-curricular knowledge and transdisciplinarity, taking advantage of the opportunity to flexibilize and manage the curriculum. Keywords: interdisciplinary projects; flexible curriculum approaches; collaborative learning processes; critical and creative problem solving
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2733
ISBN: 978-989-8471-32-1
Publisher version: https://www.fpce.up.pt/1cafte/assets/Ebook_CAFTe2018.pdf
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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