Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2744
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Mónica-
dc.date.accessioned2019-02-22T16:55:10Z-
dc.date.available2019-02-22T16:55:10Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationOliveira, M. (2018). Um Novo Olhar sobre as Artes Visuais na Educação Pré-Escolar: Um Desafio da Contemporaneidade. In Ana Souto e Melo (Org.), Atas do Congresso de investigação em Educação Artística - Educação Artística no Sistema de ensino Português: conquistas e desafios, pp. 262-272. Viseu: IPV/ESSE/CI&DETS. ISBN 978-989-96261-8-8. Disponível em https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/26645/1/livro_de_atas_CIEA2017_v2018-11-02_2-271-281.pdfpt_PT
dc.identifier.isbn978-989-96261-8-8-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2744-
dc.description.abstractO estudo que se pretende apresentar relata, de forma resumida, um projeto de investigação vocacionado para o desenvolvimento sustentável na Educação Préescolar. O projeto reúne um conjunto de atividades relacionadas com diferentes temas que integram a sociedade atual, de caráter transversal e flexível, as atividades almejam ser desafiadoras de múltiplos saberes através de metodologias ativas e visam promover, de forma integrada, as diferentes linhas orientadoras sugeridas para a Educação Pré-escolar, bem como dar a conhecer as investigações mais recentes na área da educação artística. Deste projeto emergem os seguintes objetivos: i) Conceber e implementar um conjunto de propostas artísticas relacionadas com a cidadania; ii) Compreender qual o impacto das atividades propostas na aprendizagem das crianças. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada tendo em consideração uma amostra de 440 crianças e 20 educadores de infância. O instrumento para recolha de dados centrou-se em entrevistas semiestruturadas aos educadores. Os resultados indicam que as atividades colocadas em prática revelaram ter sido fundamentais para a aquisição de diversas competências relacionadas com o desenvolvimento integral da criança, nomeadamente a expressão e representação de ideias e emoções, a perceção visual, a criatividade, a cooperação, a autonomia, o pensamento crítico e, simultaneamente, possibilitaram aos educadores uma nova forma de trabalhar, centrada na inovação pedagógica, apostando em processos e não apenas em produtos, em trajetos e não apenas em metas, que permitem encontrar outras formas de organizar e viver a educação através da arte, capaz de atender às exigências da contemporaneidade e aos processos de permanente mudançapt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação artísticapt_PT
dc.subjectArtes visuais - Educação pré-escolarpt_PT
dc.subjectArte contemporâneapt_PT
dc.titleUm Novo Olhar sobre as Artes Visuais na Educação Pré-Escolar: Um Desafio da Contemporaneidadept_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage262pt_PT
degois.publication.lastPage272pt_PT
degois.publication.locationViseu: IPV/ESSE/CI&DETSpt_PT
degois.publication.titleCongresso de investigação em Educação Artística - Educação Artística no Sistema de ensino Português: conquistas e desafiospt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttp://ciea.esev.ipv.pt/files/livro_de_atas_CIEA2017_v2018-11-02_2.pdfpt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
livro_de_atas_CIEA2017_v2018-11-02_2-271-281.pdf6.04 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.