Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2744
Title: Um Novo Olhar sobre as Artes Visuais na Educação Pré-Escolar: Um Desafio da Contemporaneidade
Authors: Oliveira, Mónica
Keywords: Educação artística
Artes visuais - Educação pré-escolar
Arte contemporânea
Issue Date: 2018
Citation: Oliveira, M. (2018). Um Novo Olhar sobre as Artes Visuais na Educação Pré-Escolar: Um Desafio da Contemporaneidade. In Ana Souto e Melo (Org.), Atas do Congresso de investigação em Educação Artística - Educação Artística no Sistema de ensino Português: conquistas e desafios, pp. 262-272. Viseu: IPV/ESSE/CI&DETS. ISBN 978-989-96261-8-8. Disponível em https://repositorio.ucp.pt/bitstream/10400.14/26645/1/livro_de_atas_CIEA2017_v2018-11-02_2-271-281.pdf
Abstract: O estudo que se pretende apresentar relata, de forma resumida, um projeto de investigação vocacionado para o desenvolvimento sustentável na Educação Préescolar. O projeto reúne um conjunto de atividades relacionadas com diferentes temas que integram a sociedade atual, de caráter transversal e flexível, as atividades almejam ser desafiadoras de múltiplos saberes através de metodologias ativas e visam promover, de forma integrada, as diferentes linhas orientadoras sugeridas para a Educação Pré-escolar, bem como dar a conhecer as investigações mais recentes na área da educação artística. Deste projeto emergem os seguintes objetivos: i) Conceber e implementar um conjunto de propostas artísticas relacionadas com a cidadania; ii) Compreender qual o impacto das atividades propostas na aprendizagem das crianças. A pesquisa, de natureza qualitativa, foi realizada tendo em consideração uma amostra de 440 crianças e 20 educadores de infância. O instrumento para recolha de dados centrou-se em entrevistas semiestruturadas aos educadores. Os resultados indicam que as atividades colocadas em prática revelaram ter sido fundamentais para a aquisição de diversas competências relacionadas com o desenvolvimento integral da criança, nomeadamente a expressão e representação de ideias e emoções, a perceção visual, a criatividade, a cooperação, a autonomia, o pensamento crítico e, simultaneamente, possibilitaram aos educadores uma nova forma de trabalhar, centrada na inovação pedagógica, apostando em processos e não apenas em produtos, em trajetos e não apenas em metas, que permitem encontrar outras formas de organizar e viver a educação através da arte, capaz de atender às exigências da contemporaneidade e aos processos de permanente mudança
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2744
ISBN: 978-989-96261-8-8
Publisher version: http://ciea.esev.ipv.pt/files/livro_de_atas_CIEA2017_v2018-11-02_2.pdf
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
livro_de_atas_CIEA2017_v2018-11-02_2-271-281.pdf6.04 MBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.