Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2752
Título: O arco-íris dos sons: A música como instrumento pedagógico intercultural
Autor: Bártolo, Francisca Maria
Orientador: Cortesão, Irene
Palavras-chave: Expressões artísticas - Música
Educação multicultural
Educação de infância
Data: 21-Mar-2019
Resumo: O presente relatório tem como objetivo compreender de que forma a música, em conjunto com outras expressões artísticas, pode ser um instrumento de trabalho de competências multiculturais, num grupo de crianças com quatro anos de idade. Sendo a multiculturalidade o tema do projeto de sala onde se estava a realizar a prática profissional e tendo surgido a partir de uma afirmação e atitudes discriminatórias, por parte das crianças de uma sala de quatro anos, percebeu-se a importância de desenvolver a noção e os comportamentos de respeito e de partilha pela diferença. Para isso, e uma vez que o grupo estava particularmente ligado à música considerou-se que poderia ser um caminho interessante e mais apelativo para explorar os diferentes tipos de culturas, construindo com as crianças a ideia de que existem diferenças culturais entre as pessoas e que essas diferenças devem ser não só respeitadas como também valorizadas.
This present work has as objective to understand how music can be a work tool to multicultural skills in a four-year-old group of children. Being the multiculturality the theme of the group project where the professional practice internship was performed, this project emerged through a racist affirmation and some attitudes, although a not very disturbing level, by the children. It has become clear the importance to develop the notion and behaviours of respect for difference. For this, and once the group was familiar with music, it was considered that music could be an interesting and more appealing way to explore the different types of cultures and to demonstrate to children that there are cultural differences between people and that despite these differences, we must respect and value them.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2752
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Francisca Bártolo_ 2014012_Relatório.pdf1.99 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.