Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2765
Título: Atitudes de crianças do 3º e 4º ano de ensino regular face a pares com multideficiência e pares com perturbação do espetro do autismo: Uma abordagem comparativa
Autor: Silva, Maria Raquel Pereira Rodrigues da
Orientador: Lima, Mariely Gestosa
Silva, Karine Santos da
Palavras-chave: Escola inclusiva
Perturbação do Espectro do Autismo
Multideficiência
Data: 20-Mai-2019
Resumo: A presente investigação foi desenvolvida com o objetivo de caracterizar e comparar as atitudes, face a pares com PEA e pares com Multideficiência, de crianças do 1º ciclo do ensino regular, que experienciam distintos graus de contacto com crianças com estas patologias (sem contacto na escola; com contacto apenas fora da sala de aula; com contacto na sala de aula). Seguindo uma metodologia cross-sectional, foi aplicada a escala ´Chedoke-McMaster Attitudes Towards Children with Handicaps´ (CATCH; Rosenbaum et al., 1986), a um total de 486 participantes pertencentes a 3 Agrupamentos da região norte de Portugal continental. Os resultados aqui obtidos mostram que, para a componente afetiva das atitudes, um maior grau de contacto com pares com PEA e Multideficiência não se traduziu em sentimentos e reações emocionais mais positivos por parte dos alunos sem deficiência. No que se prende com a componente comportamental das atitudes, os resultados apontam para um efeito do grau de contacto com pares com deficiência apenas nos rapazes. Ainda relativamente a esta componente, observou-se uma maior intenção de relacionamento com pares com Multideficiência por parte de alunos com contacto com estes em sala de aula (em comparação com os alunos sem contacto ou com contacto apenas fora da sala de aula), não se tendo verificado qualquer efeito do contacto apenas fora da sala de aula. Já o contacto apenas fora da sala de aula com pares com PEA traduziu-se em scores superiores nesta componente comportamental, comparativamente dos scores obtidos por alunos sem contacto. O contacto com pares com PEA em sala de aula, no entanto, não se traduziu em maiores intenções de relacionamento com estas crianças. Relativamente à componente cognitiva, os rapazes com algum tipo de contacto com pares com PEA e Multideficiência apresentaram crenças acerca das capacidades ou características dos seus pares significativamente mais positivas, quando comparados com os rapazes sem contacto. No caso das raparigas, apenas as que tinham contacto com pares com deficiência em sala de aula revelaram scores significativamente superiores do que os das raparigas nas demais situações (sem contacto e com contacto apenas fora da sala de aula). Deste trabalho emerge a necessidade de uma reflexão sobre as intervenções a serem implementadas por docentes de forma a garantirem a criação de contextos - e oportunidades - realmente inclusivos para alunos com PEA e Multideficiência. Palavras-chave: Atitudes; Inclusão; Pares: Perturbação do Espectro do Autismo; Multideficiência
The present study aimed at characterizing and comparing the attitudes towards children with Autism Spectrum Disorder (ASD) and children with Profound Intellectual and Multiple Disabilities (PIMD), of children in regular classes with different levels of contact with these peers (no contact at school; contact outside of the classroom; contact inside of the classroom). Following a cross-sectional approach, we applied the ´Chedoke- McMaster Attitudes Towards Children with Handicaps´ (CATCH; Rosenbaum et al., 1986), to a total of 486 participants attending three Schools-Groups of the North Region of Portugal. Obtained results for the affective component of attitudes, as measured by the CATCH, suggest that contact with peers with ASD and peers with PIMD may only affect boys. In regards with the behavioral component of the attitudes, results showed higher intentions to relate with peers with PIMD in children with contact in classroom (when compared to students with no contact at all or with contact at school but only outside of the classroom). In turn, contact with peers with ASD outside of the classroom appeared to induce higher intensions to relate to these peers when compared to children with no contact. Contact with peers with ASD inside the classroom, however, was not associated with significantly higher scores than those in children with contact only outside of the classroom. Finally, in respect to the cognitive component of the attitudes, boys with some contact with peers with ASD or PIMD showed more positive beliefs about the abilities of those peers, when compared to boys with no contact at school with these peers. In the case of girls, only those who had contact with peers with ASD or PIMD inside of the classroom, showed significantly higher scores than the other girls (with no contact or with contact only outside of the classroom). From this study emerges the need of a reflection about interventions to be implemented by teachers so to guarantee the development of truly inclusive educational contexts – and opportunities – for peers with ASD and PIMD. Keywords: Attitudes; Inclusion; Peers: Autism Spectrum Disorder, Profound Intellectual and Multiple Disabilities
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2765
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Ciências da Educação - Especialização em Educação Especial
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