Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2775
Título: O papel da tecnologia no ensino-aprendizagem de frações: estudo de caso no 3º ano do 1º CEB
Autor: Moreira, Ana Margarida Cabral
Orientador: Ramalho, Rui
Palavras-chave: Ensino da Matemática -- ensino básico (3º ano) -- Frações
Data: 15-Jul-2019
Resumo: O presente estudo, foca-se num aspeto muito concreto da matemática: as frações. Pretende-se compreender o impacto da tecnologia no ensino aprendizagem das frações, na sala de aula, estudando uma turma de 26 crianças do 3.º ano do 1º CEB, numa escola da periferia do Porto. Neste sentido os objetivos subjacentes são: - Perceber as dificuldades da implementação da tecnologia no ensino aprendizagem das frações no 3.º ano de escolaridade; - Compreender qual o impacto da utilização da tecnologia no ensino aprendizagem das frações no 3.º ano de escolaridade; - Medir o grau de satisfação dos estudantes na utilização desta metodologia. O estudo é misto, com uma componente qualitativa e quantitativa. A recolha de dados na primeira componente incidiu na observação das aulas, alvo de estudo, com recurso a tabelas de análise dos alunos e numa entrevista à professora de matemática da turma de forma a compreender qual a sua opinião sobre a tecnologia e a pertinência das atividades escolhidas para o estudo. Além disso implementou-se um inquérito aos alunos com o objetivo de perceber qual as suas preferências e qual o método que elegem para aprender: o manual ou recursos tecnológicos. Na implementação do estudo optou-se por realizar atividades recorrendo a uma aplicação e a jogos da plataforma de National Council of Teachers of Mathematics onde os alunos tiveram espaço para explorarem de forma autónoma os dispositivos, partilhando no fim as descobertas. Percebemos que as dificuldades da implementação da tecnologia se prendem essencialmente com a adequação das atividades propostas, criando um ambiente educativo onde as crianças estão mais motivadas. Palavras-chave: Frações, educação básica, tecnologia
The present study focuses in a very concrete aspect of mathematics: fractions. It is intended to understand the impact of technology in the teaching of fractions in the classroom, studying a group of 26 children of the 3rd year of the 1st CEB, in a school in the outskirts of Porto. In this sense the underlying objectives are: - To perceive the difficulties of the implementation of technology in the teaching of fractions in the 3rd year of schooling; - To understand the impact of the use of technology in the teaching of fractions in the 3rd year of schooling; - To measure the degree of student satisfaction in the use of this methodology. The study is mixed, with a qualitative and quantitative component. The data collection in the first component focused on the observation of the classes, subject of study, using the tables of analysis of the students and an interview with the teacher of mathematics of the class in order to understand their opinion about technology and the relevance of the activities chosen for the study. In addition, a survey was carried out with the students in order to understand their preferences and the method they choose to learn: the manual or technological resources. In the implementation of the study it was decided to carry out activities using an application and games of the platform of National Council of Teachers of Mathematics where the students had space to explore the devices autonomously, sharing in the end the discoveries.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2775
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
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