Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2808
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nogueira, Isabel Cláudia | - |
dc.contributor.author | Gonçalves, Daniela | - |
dc.contributor.author | Monteiro, Isilda | - |
dc.contributor.author | Quinta e Costa, Margarida | - |
dc.date.accessioned | 2019-10-02T15:00:07Z | - |
dc.date.available | 2019-10-02T15:00:07Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Nogueira, I.C., Gonçalves, D., Monteiro, I. & Quinta e Costa, M. (2019). Educar para a decisão – The mantle of expert. In N. Fraga (Org.), CIEC 2018 - II Conferência Internacional de Educação Comparada (pp.513-524). Funchal: CIE-UMa.: SPCE | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-54390-2-7 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2808 | - |
dc.description.abstract | Numa contemporaneidade marcada pela diversidade sociocultural e pela heterogeneidade dos sujeitos, vivem-se tempos de incertezas no âmbito educativo. A evasão crescente dos professores em se assumirem como promotores de uma relação que realize um encontro autêntico com o outro (aluno) em sede educativa denuncia que este não é um caminho a ser percorrido indiferentemente, mas reclama um ato intencional, um ato necessariamente pedagógico, antropológico e axiológico. Neste contexto, educar para a decisão, numa lógica de empreendedorismo, é um olhar sobre o mundo, alicerçado no conhecimento e na inovação, a partir do envolvimento de pessoas e de processos que, em conjunto, promovem a construção de ideias, a avaliação de oportunidades, a mobilização de recursos, a assunção de riscos e a concretização de iniciativas diferenciadas e de sucesso. É fundamental que a escola proporcione em todos os níveis e ciclos de ensino uma cultura favorável à aquisição de conhecimentos e ao desenvolvimento de atitudes, capacidades e valores promotores do espírito empreendedor, nomeadamente, criatividade, inovação, organização, planeamento, responsabilidade, liderança, trabalho em grupo, visão de futuro, assunção de riscos, resiliência e curiosidade científica, entre outros. É neste cenário que, com este artigo e no âmbito do desenvolvimento de um projeto de investigação internacional, nos propomos apresentar resultados parciais/intercalares sobre o modo como a estratégia do Mantle of the Expert está a ser apropriada na formação inicial de professores. | pt_PT |
dc.description.sponsorship | Este trabalho foi desenvolvido no âmbito do projeto Developing innovative teaching strategies to improve entrepreneurial skills and enhance performance of disadvantaged learners, and facilitate integration in schools (# 2016-1-UK01-KA201-02459) | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.publisher | SPCE | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Mantle of the Expert - Estratégia de aprendizagem - dramatização | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagens significativas | pt_PT |
dc.subject | Pensamento crítico | pt_PT |
dc.subject | Liderança | pt_PT |
dc.subject | Cidadania | pt_PT |
dc.subject | Criatividade | pt_PT |
dc.subject | Educação - séc. 21 | pt_PT |
dc.title | Educar para a decisão – The mantle of expert | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 513 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 524 | pt_PT |
degois.publication.location | Funchal | pt_PT |
degois.publication.title | CIEC 2018 - II Conferência Internacional de Educação Comparada | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://testuma.sharepoint.com/:b:/s/investigacao/secinv/EcI59JITRIxPi5lmHOOZM3MBJGf6enAMV6aKOZk-ZuCdAg?e=5KFVjv | pt_PT |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Atas CIEC 2018 Mantle.pdf | 7.37 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.