Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2812
Title: Ciência com letras: uma experiência interdisciplinar na formação de professores/educadores
Authors: Quinta e Costa, Margarida
Monteiro, Isilda
Almeida, A.
Carvalheira, Ana
Medeiros, Sara
Silva, Catarina
Keywords: Supervisão pedagógica
Interdisciplinaridade
Formação de professores
Issue Date: 2019
Citation: Quinta e Costa, M., Monteiro, I., Almeida, A., Carvalheira, A., Medeiros, S. & Silva, C. (2019).Ciência com letras: uma experiência interdisciplinar na formação de professores/educadores. In IV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (530-539). Bragança: Instituto Politécnico.
Abstract: A construção da profissionalidade docente surge como um desafio para a supervisão pedagógica quando em contexto do Mestrado em Educação Pré-Escolar (PE) e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico (CEB). Pretende-se que os estudantes, no âmbito deste perfil formativo, desenvolvam a capacidade de problematizar e uma atitude empreendedora e criativa, que lhes permitam assumir com maior autonomia as responsabilidades que se atribuem ao educador/professor. Apresentam-se neste artigo os resultados da supervisão de uma experiência interdisciplinar planificada e desenvolvida numa perspetiva de trabalho colaborativo por quatro estudantes em contexto de estágio na mesma instituição, com crianças de três turmas do PE (3 a 5 anos) e de oito turmas do 1.º CEB (1.º ao 4.º ano). No âmbito da Semana da Ciência, os estudantes foram desafiados a planificar/delinear e realizar uma atividade interdisciplinar que motivasse as crianças para o Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio e a refletir individualmente e em grupo sobre a atividade desenvolvida e as potencialidades do saber experiencial na construção da profissionalidade docente. Os estudantes estagiários organizaram uma exposição/workshop intitulado "Ciência com Letras" como oportunidade para abordar a História da Ciência, dando a conhecer cientistas que também se notabilizaram no domínio das Letras – Egas Moniz, Rómulo de Carvalho/António Gedeão e Abel Salazar –, referindo a época e os espaços em que viveram e a atividade científica, literária e/ou artística que desenvolveram. Proporcionou-se às crianças, a realização de experiências – Mensagens secretas (1.º/2.º ano), Polímeros (3.º/4.º ano) e Explosão de cores (3/4/5 anos) – e o desenvolvimento de atividades de escrita e desenho. As atividades foram planeadas tendo em conta a adequação da linguagem científica ao grupo etário e a abordagem dos conteúdos desenvolvidos nessa semana com os alunos de 1.º CEB, na área curricular do Português. Após a realização das atividades observadas pelos supervisores, os estudantes recolheram as perceções dos professores cooperantes e das crianças/alunos e elaboraram as suas narrativas. A análise destes registos permitiu perceber que o facto de terem planeado e desenvolvido atividades envolvendo diferentes áreas do conhecimento possibilitou aos estudantes a compreensão do potencial do trabalho interdisciplinar com as crianças/alunos do PE e do 1º CEB e do papel desempenhado pelo saber experiencial na construção da sua profissionalidade.
The construction of teacher professionalism emerges as a challenge for pedagogical supervision in the context of the master’s degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education (CBE). It is intended that trainee students, within the scope of this training profile, develop the capacity to problematize and improve responsible, entrepreneurial and creative attitudes, that allow them to assume with greater autonomy the responsibilities attributed to the educator/teacher. This paper presents the results of supervising an interdisciplinary experience planned collaboratively by four trainee students at the same institution, with children from three classes of the Pre-School Education (3-5 years) and students from eight groups of the 1st CBE (1st to 4th year).During the Science Week, trainee students were challenged to plan and carry out an interdisciplinary activity that motivated children/students to learn Knowledge of the World/Study of the Environment and to reflect individually and in group on the activity developed and the potentialities of experiential knowledge in the construction of teaching professionalism. The trainee students organized a workshop entitled "Science with Letters" as an opportunity to approach the History of Science, knowing Portuguese scientists that, at the same time, were recognized men of letters – Egas Moniz, Rómulo de Carvalho/António Gedeão and Abel Salazar –, referring to the time and spaces in which they lived and the scientific, literary and/or artistic activity they have developed. Students were given the opportunity to carry out experiments – Secret Messages (1st/2nd year), Polymers (3rd/4th year) and Color Explosion (3/4/5 years) – and to develop writing and drawing activities. The activities were planned, considering the adequacy of the scientific language to the age group and the approach of the contents developed this week with the students of 1st CBE, in the curricular area of Portuguese. After performing the activities, the trainee students collected the insight of the cooperating teachers and the children/students and elaborated their narratives. The analysis of these records showed the fact that they planned activities involving different areas of knowledge enabled the trainee students to understand the potential of interdisciplinary work with the children of the Pre-School Education and the 1st CBE and the role played by experiential knowledge in the construction of their professionalism. Keywords: pedagogical supervision, interdisciplinarity, teacher training.
Peer reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2812
ISBN: 978-972-745-259-0
Publisher version: http://hdl.handle.net/10198/15084
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
incte2019_atas-1CienciasComLetras.pdf606.57 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.