Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2854
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorMonteiro, Isilda-
dc.contributor.authorQuinta e Costa, Margarida-
dc.contributor.authorRibeiro, Vítor-
dc.date.accessioned2020-01-02T11:26:58Z-
dc.date.available2020-01-02T11:26:58Z-
dc.date.issued2019-
dc.identifier.citationMonteiro, I, Quinta e Costa, M. & Ribeiro, V. (2019). História da Ciência na Formação de Professores – um projeto interdisciplinar. História da Ciência e Ensino Construindo interfaces, 20, 15-25. doi 10.23925/2178-2911.2019v20p15-25pt_PT
dc.identifier.issn2178-2911-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2854-
dc.description.abstractA ciência no tempo e no espaço – um projeto interdisciplinar foi desenvolvido ao longo de quatro anos com estudantes da licenciatura em Educação Básica, futuros professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e educadores da Educação Pré-Escolar. Para a sua implementação foi desenhada uma proposta didática que assentou nos seguintes pressupostos: que a ciência resulta de um processo social e, como tal, é também uma manifestação cultural, com relações de interdependência com a realidade politica, social, económica e cultural; que o método biográfico, enquanto recurso didático, possibilita o conhecimento das trajetórias individuais de homens e mulheres da ciência que, interagindo com o meio, contribuíram para o avanço científico; e que a abordagem interdisciplinar do conhecimento, a partir da História da Ciência, permite uma imagem historicamente mais realista da descoberta científica. No âmbito dessa proposta didática, os estudantes foram desafiados a desenvolver um trabalho de investigação em torno de uma personalidade portuguesa de relevância cientiífica, segundo três eixos – o contexto político, social e cultural, nacional e internacional, da época em que viveu; a sua biografia; e os contributos que deu para o avanço científico na área em que se distinguiu. Concluído este trabalho, os estudantes realizaram reflexões individuais sobre as percepçõe que construíram. Em cada um dos quatro anos fizemos uma avaliação das metodologias utilizadas a partir das nossas perceções e dos elementos produzidos pelos estudantes. No final do projeto a análise da distribuição temporal e científica dos 40 cientistas estudados e dos documentos produzidos permitiu-nos verificar, num primeiro nível, a adequação das metodologias definidas aos objetivos do projeto e, num segundo nível, que os estudantes se sentiram motivados para conhecer conceitos de ciência e construíram uma imagem mental da evolução de conteúdos e contextos, reconhecendo a importância da História da Ciência na abordagem de conteúdos no Ensino Básicopt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherPontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasilpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridade -- Geografia -- História -- Ciênciaspt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridade -- Ensino básico (1º ciclo)pt_PT
dc.subjectInterdisciplinaridade -- Ensino básico (2º ciclo)pt_PT
dc.subjectHistória da ciênciapt_PT
dc.titleHistória da Ciência na Formação de Professores – um projeto interdisciplinarpt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage15pt_PT
degois.publication.lastPage25pt_PT
degois.publication.locationSão Paulo, PUC-SP, Brasilpt_PT
degois.publication.titleHistória da Ciência e Ensino: construindo interfacespt_PT
degois.publication.volume20pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/44795/30826pt_PT
dc.identifier.doi10.23925/2178-2911.2019v20p15-25pt_PT
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
44795-133747-1-PB.pdf979.73 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.