Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2854
Título: História da Ciência na Formação de Professores – um projeto interdisciplinar
Autor: Monteiro, Isilda
Quinta e Costa, Margarida
Ribeiro, Vítor
Palavras-chave: Interdisciplinaridade -- Geografia -- História -- Ciências
Interdisciplinaridade -- Ensino básico (1º ciclo)
Interdisciplinaridade -- Ensino básico (2º ciclo)
História da ciência
Data: 2019
Editora: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, PUC-SP, Brasil
Citação: Monteiro, I, Quinta e Costa, M. & Ribeiro, V. (2019). História da Ciência na Formação de Professores – um projeto interdisciplinar. História da Ciência e Ensino Construindo interfaces, 20, 15-25. doi 10.23925/2178-2911.2019v20p15-25
Resumo: A ciência no tempo e no espaço – um projeto interdisciplinar foi desenvolvido ao longo de quatro anos com estudantes da licenciatura em Educação Básica, futuros professores do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico e educadores da Educação Pré-Escolar. Para a sua implementação foi desenhada uma proposta didática que assentou nos seguintes pressupostos: que a ciência resulta de um processo social e, como tal, é também uma manifestação cultural, com relações de interdependência com a realidade politica, social, económica e cultural; que o método biográfico, enquanto recurso didático, possibilita o conhecimento das trajetórias individuais de homens e mulheres da ciência que, interagindo com o meio, contribuíram para o avanço científico; e que a abordagem interdisciplinar do conhecimento, a partir da História da Ciência, permite uma imagem historicamente mais realista da descoberta científica. No âmbito dessa proposta didática, os estudantes foram desafiados a desenvolver um trabalho de investigação em torno de uma personalidade portuguesa de relevância cientiífica, segundo três eixos – o contexto político, social e cultural, nacional e internacional, da época em que viveu; a sua biografia; e os contributos que deu para o avanço científico na área em que se distinguiu. Concluído este trabalho, os estudantes realizaram reflexões individuais sobre as percepçõe que construíram. Em cada um dos quatro anos fizemos uma avaliação das metodologias utilizadas a partir das nossas perceções e dos elementos produzidos pelos estudantes. No final do projeto a análise da distribuição temporal e científica dos 40 cientistas estudados e dos documentos produzidos permitiu-nos verificar, num primeiro nível, a adequação das metodologias definidas aos objetivos do projeto e, num segundo nível, que os estudantes se sentiram motivados para conhecer conceitos de ciência e construíram uma imagem mental da evolução de conteúdos e contextos, reconhecendo a importância da História da Ciência na abordagem de conteúdos no Ensino Básico
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2854
DOI: 10.23925/2178-2911.2019v20p15-25
ISSN: 2178-2911
Versão do Editor: https://revistas.pucsp.br/hcensino/article/view/44795/30826
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