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http://hdl.handle.net/20.500.11796/2857
Title: | Conceções sobre a supervisão pedagógica : prática(s) e teoria(s) de uma instituição pública |
Authors: | Pinto, Cristina Paula Gonçalves, Daniela |
Keywords: | Supervisão pedagógica Papel dos supervisores |
Issue Date: | 2019 |
Publisher: | Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia |
Citation: | Pinto, C. P. & Gonçalves, D. (2019). Conceções sobre a supervisão pedagógica : prática(s) e teoria(s) de uma instituição pública. In Atas do III Seminário Internacional: Educação, territórios e desenvolvimento humano, (pp.524-540).Porto: Universidade Católica Portuguesa. Faculdade de Educação e Psicologia. Disponível em http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/Atas_IIISIE_2019_FINAL.pdf |
Abstract: | Tendo o seu âmbito inicialmente delimitado na formação inicial de professores, o campo da supervisão pedagógica situa-se, atualmente, num contexto mais alargado. De entre este contexto situa-se a organização escolar, a formação ao longo da vida, o trabalho docente nas nossas escolas. Sabemos que a supervisão está sujeita a muitos condicionalismos e subjetividade, que, na perspetiva de Vieira (2010) se traduz, não em atingir a perfeição com a supervisão, mas procurando construir a mesma com tentativas de aproximação a essa perfeição desejada, com avanços, recuos e atendendo a novos problemas. Importa, desde logo, refletirmos sobre a relevância que a supervisão pedagógica adquiriu ao longo destes últimos anos. Referimo-nos não à supervisão ao nível da formação inicial, como orientação da prática pedagógica, mas numa visão mais alargada proposta por Sá-Chaves, onde “o supervisor não é considerado apenas, e como seria previsível, como aquele que supervisiona (ou seja, dirige, orienta e/ou inspeciona a partir de uma posição superior), mas também como aquele que aconselha” (2007, p.117). A supervisão entre pares, que Sá-Chaves (1999) denomina de supervisão horizontal, assume então agora, um papel de relevo, tendo como pano de fundo a avaliação de desempenho docente apesar de todo o trabalho supervisivo conter em si uma abrangência maior do que a avaliação de desempenho. |
Peer reviewed: | yes |
URI: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2857 |
ISBN: | 978-989-54364-4-6 |
Publisher version: | http://www.fep.porto.ucp.pt/sites/default/files/files/FEP/Atas_IIISIE_2019_FINAL.pdf |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
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