Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2858
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Carla | - |
dc.contributor.author | Neves, Ivone | - |
dc.date.accessioned | 2020-01-08T15:35:13Z | - |
dc.date.available | 2020-01-08T15:35:13Z | - |
dc.date.issued | 2019 | - |
dc.identifier.citation | Barbosa, C. & Neves, I. (2019). Preocupações e expectativas dos pais de crianças com NEE de um contexto educativo em Portugal. Revista Liberato,20 (34). Disponível em http://revista.liberato.com.br/ojs_lib/index.php/revista/article/view/604/pdf_1 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2178-8820 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2858 | - |
dc.description.abstract | Esse estudo expõe as preocupações, expectativas e prioridades dos pais de crianças/ jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), quando seus filhos frequentam o contexto educativo. Na pesquisa empírica de natureza qualitativa, entrevistaram-se pais de crianças com NEE que frequentavam o pré-escolar, 1º, 2º 3º ciclos e ensino secundário de uma instituição escolar privada do Porto, Portugal. Nos dados coletados, concluímos que fatores de natureza pessoal, educativa e social influenciam as prioridades, preocupações e expectativas dos pais na integração de seus filhos com NEE, no contexto educativo. Destacam-se práticas educativas inclusivas, ensino com capacidade de resposta estrutural, organizativa e humana às NEE, onde as competências de todas as crianças e jovens são válidas; escola e docente que trabalhem em colaboração com as famílias na continuidade dos apoios educativos. Expectativas de felicidade e bem-estar são esperadas também, assim como a valorização e integração profissional na sociedade. expõe as inquietações e prioridades dos pais das crianças com NEE, quando seus filhos frequentam o ambiente escolar. O artigo conclui fatores de natureza pessoal e destaca práticas educativas inclusivas, ensino com capacidade de resposta estrutural, organizativa e humana às NEE, onde as competências de todas as crianças e jovens são válidas. Expectativas de felicidade e bem-estar são esperadas, assim como a valorização e integração profissional na sociedade.expõe as inquietações e prioridades dos pais das crianças com NEE, quando seus filhos frequentam o ambiente escolar. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Necessidades educativas especiais (NEE) -- integração escolar -- papel do professor -- papel dos pais | pt_PT |
dc.subject | Relações pais filhos -- necessidades educativas especiais (NEE) | pt_PT |
dc.subject | Parentalidade | pt_PT |
dc.title | Preocupações e expectativas dos pais de crianças com NEE de um contexto educativo em Portugal | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 113 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 210 | pt_PT |
degois.publication.location | Novo Hamburgo - RS | pt_PT |
degois.publication.title | Revista Liberato | pt_PT |
degois.publication.volume | 20(34) | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | http://revista.liberato.com.br/ojs_lib/index.php/revista/article/view/604/pdf_1 | pt_PT |
Appears in Collections: | Artigo publicado numa revista |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Preocupacoes_e_expectativas_dos_pais_de_criancas_c.pdf | 639.94 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.