Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2858
Título: Preocupações e expectativas dos pais de crianças com NEE de um contexto educativo em Portugal
Autor: Barbosa, Carla
Neves, Ivone
Palavras-chave: Necessidades educativas especiais (NEE) -- integração escolar -- papel do professor -- papel dos pais
Relações pais filhos -- necessidades educativas especiais (NEE)
Parentalidade
Data: 2019
Citação: Barbosa, C. & Neves, I. (2019). Preocupações e expectativas dos pais de crianças com NEE de um contexto educativo em Portugal. Revista Liberato,20 (34). Disponível em http://revista.liberato.com.br/ojs_lib/index.php/revista/article/view/604/pdf_1
Resumo: Esse estudo expõe as preocupações, expectativas e prioridades dos pais de crianças/ jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE), quando seus filhos frequentam o contexto educativo. Na pesquisa empírica de natureza qualitativa, entrevistaram-se pais de crianças com NEE que frequentavam o pré-escolar, 1º, 2º 3º ciclos e ensino secundário de uma instituição escolar privada do Porto, Portugal. Nos dados coletados, concluímos que fatores de natureza pessoal, educativa e social influenciam as prioridades, preocupações e expectativas dos pais na integração de seus filhos com NEE, no contexto educativo. Destacam-se práticas educativas inclusivas, ensino com capacidade de resposta estrutural, organizativa e humana às NEE, onde as competências de todas as crianças e jovens são válidas; escola e docente que trabalhem em colaboração com as famílias na continuidade dos apoios educativos. Expectativas de felicidade e bem-estar são esperadas também, assim como a valorização e integração profissional na sociedade. expõe as inquietações e prioridades dos pais das crianças com NEE, quando seus filhos frequentam o ambiente escolar. O artigo conclui fatores de natureza pessoal e destaca práticas educativas inclusivas, ensino com capacidade de resposta estrutural, organizativa e humana às NEE, onde as competências de todas as crianças e jovens são válidas. Expectativas de felicidade e bem-estar são esperadas, assim como a valorização e integração profissional na sociedade.expõe as inquietações e prioridades dos pais das crianças com NEE, quando seus filhos frequentam o ambiente escolar.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2858
ISSN: 2178-8820
Versão do Editor: http://revista.liberato.com.br/ojs_lib/index.php/revista/article/view/604/pdf_1
Aparece nas colecções:Artigo publicado numa revista

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Preocupacoes_e_expectativas_dos_pais_de_criancas_c.pdf639.94 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.