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Title: Por uma Educação Inclusiva: estudo de um caso em contexto de 1.º CEB
Authors: Gomes, Beatriz da Silva
Orientador: Gonçalves, Daniela
Keywords: Educação pré-escolar
Ensino básico 1º ciclo
Educação inclusiva
Diferenciação pedagógica
Issue Date: 13-Jul-2020
Abstract: Quando abordamos o tema inclusão, realçamos que se apresenta como um dos pilares do atual contexto educativo, assim como um desafio diário complexo do nosso sistema educativo, pois a escola pretende ser de todos, para todos e para cada um. A responsabilidade das escolas em responder de forma adequada às necessidades educacionais de todos os alunos continua a ser negligenciada, sendo percetível a falta de conhecimentos, de serviços de qualidade, de cooperação entre os agentes educativos e de práticas educacionais adequadas (Correia, 2013), apesar dos normativos legais apontarem para uma visão educacional mais humanista, centrada na aprendizagem e na pessoa. Neste âmbito, a produção deste relatório está articulada com as seguintes questões: até que ponto a educação inclusiva está a ser implementada na turma?; de que forma a docente aplica a educação inclusiva?; como consegue dar resposta a todas as crianças e fazer com que todas evoluam, tendo em conta ritmos diferentes?; como reage a turma aos diferentes ritmos de aprendizagens que são necessários implementar? Para responder às questões, analisamos a realidade de uma turma de 1.º Ciclo do Ensino Básico (1.ºCEB), na qual foi desenvolvida a prática de ensino supervisionada durante 2 semestres. Dos dados resultantes da investigação (e também de formação), destacar-se-á o modo como a docente titular implementa a educação inclusiva, bem como as estratégias pedagógicas utilizadas pela estagiária na intervenção educativa
When we approach the topic of inclusion, we emphasize that it presents itself as one of the guides of the current educational context, as well as a complex daily challenge of our educational system, since school wants to be of everybody, for everybody and for each one. The responsibility of schools to meet appropriately the educational needs of all students remains neglected, with a visible lack of knowledge, quality services, cooperation between educational agents and adequate educational practices (Correia, 2013), despite the legal norms pointing to a more humanistic educational vision, centred on learning and on the individual. In this context, the production of this report is linked to the following questions: to what extent is inclusive education being implemented in the classroom? ; how does the teacher apply inclusive education? ; how do you manage to include all children and make them all develop, taking into account their different rhythms?; how does the class reacts to the different rhythms of learning that need to be implemented? To answer the questions, we analysed the reality of a primary school class, in which the supervised teaching practice was developed for 2 semesters. From the research data (and also training data), the way the classroom teacher implements inclusive education will be highlighted, as well as the pedagogical strategies used by the trainee in the educational intervention. Keywords: inclusive education; primary school context; pedagogical differentiation; personalized pedagogical strategies.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2903
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino no 1.º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

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