Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2944
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorNogueira, Isabel Cláudia-
dc.contributor.authorFernández Blanco, Teresa-
dc.contributor.authorPinheiro, Fernanda Costa-
dc.date.accessioned2020-12-04T10:36:36Z-
dc.date.available2020-12-04T10:36:36Z-
dc.date.issued2020-
dc.identifier.citationNogueira, I.C. , Blanco, T. & Pinheiro, F. (2020). A formação inicial de professores como oportunidade de desenvolvimento profissional docente. In V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (pp.433-440). Bragança: Instituto Politécnico. Disponível em https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/20081pt_PT
dc.identifier.isbn978-972-745-276-7-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2944-
dc.description.abstractNa reflexão que ocorre antes, durante e após a prática educativa, o professor constrói múltiplos saberes - sobre os conteúdos, sobre o currículo, sobre os modos como se pensa e aprende, sobre as melhores formas de promover um desenvolvimento harmonioso de cada criança, que, articulados, lhe possibilitam compreender, antecipar, transformar e construir novos saberes e práticas. Refletir significa, assim, olhar criticamente para nós próprios, duvidando metodicamente da adequação das nossas ideias, das nossas opções e da nossa ação, numa postura emancipatória e de afirmação da nossa própria identidade profissional. Entendemos que uma reflexão constante e um questionamento autêntico da sua própria prática profissional, vias para uma aquisição pessoal e crítica de conhecimento científico, didático e contextual, não apenas potenciam atos educativos com significado, mas também alimentam o desenvolvimento profissional docente. Este texto resulta de um percurso formativo e investigativo baseado num ciclo de intervenção educativa desenvolvido em contexto de Jardim de Infância no âmbito da prática de ensino supervisionada de um mestrado de habilitação para a docência e que privilegiou processos de autorreflexão. A análise de um relatório de estágio que inclui um estudo empírico de natureza qualitativa centrado nas atividades e aprendizagens de natureza lógico-matemática realizadas por um grupo de crianças permitiu identificar eixos de desenvolvimento profissional em três dimensões da intervenção educativa desenvolvida por uma futura educadora de infância. Como principal conclusão salientamos o contributo da prática reflexiva sistemática no desenvolvimento profissional docente logo em contexto de formação inicial, favorecedora de uma apropriação crítica de conhecimento pedagógico, curricular e disciplinar, bem como de modos de pensamento e de aprendizagem lógico-matemáticospt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDesenvolvimento profissional docentept_PT
dc.subjectPrática de Ensino Supervisionada (PES)pt_PT
dc.subjectMatemática -- educação de infânciapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento do pensamento reflexivopt_PT
dc.titleA formação inicial de professores como oportunidade de desenvolvimento profissional docentept_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage433pt_PT
degois.publication.lastPage440pt_PT
degois.publication.titleV Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de ataspt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/20081pt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
incte2020_livro_de_atasAFormação inicial.pdf263.84 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.