Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2944
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nogueira, Isabel Cláudia | - |
dc.contributor.author | Fernández Blanco, Teresa | - |
dc.contributor.author | Pinheiro, Fernanda Costa | - |
dc.date.accessioned | 2020-12-04T10:36:36Z | - |
dc.date.available | 2020-12-04T10:36:36Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | Nogueira, I.C. , Blanco, T. & Pinheiro, F. (2020). A formação inicial de professores como oportunidade de desenvolvimento profissional docente. In V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (pp.433-440). Bragança: Instituto Politécnico. Disponível em https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/20081 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-972-745-276-7 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2944 | - |
dc.description.abstract | Na reflexão que ocorre antes, durante e após a prática educativa, o professor constrói múltiplos saberes - sobre os conteúdos, sobre o currículo, sobre os modos como se pensa e aprende, sobre as melhores formas de promover um desenvolvimento harmonioso de cada criança, que, articulados, lhe possibilitam compreender, antecipar, transformar e construir novos saberes e práticas. Refletir significa, assim, olhar criticamente para nós próprios, duvidando metodicamente da adequação das nossas ideias, das nossas opções e da nossa ação, numa postura emancipatória e de afirmação da nossa própria identidade profissional. Entendemos que uma reflexão constante e um questionamento autêntico da sua própria prática profissional, vias para uma aquisição pessoal e crítica de conhecimento científico, didático e contextual, não apenas potenciam atos educativos com significado, mas também alimentam o desenvolvimento profissional docente. Este texto resulta de um percurso formativo e investigativo baseado num ciclo de intervenção educativa desenvolvido em contexto de Jardim de Infância no âmbito da prática de ensino supervisionada de um mestrado de habilitação para a docência e que privilegiou processos de autorreflexão. A análise de um relatório de estágio que inclui um estudo empírico de natureza qualitativa centrado nas atividades e aprendizagens de natureza lógico-matemática realizadas por um grupo de crianças permitiu identificar eixos de desenvolvimento profissional em três dimensões da intervenção educativa desenvolvida por uma futura educadora de infância. Como principal conclusão salientamos o contributo da prática reflexiva sistemática no desenvolvimento profissional docente logo em contexto de formação inicial, favorecedora de uma apropriação crítica de conhecimento pedagógico, curricular e disciplinar, bem como de modos de pensamento e de aprendizagem lógico-matemáticos | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento profissional docente | pt_PT |
dc.subject | Prática de Ensino Supervisionada (PES) | pt_PT |
dc.subject | Matemática -- educação de infância | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento do pensamento reflexivo | pt_PT |
dc.title | A formação inicial de professores como oportunidade de desenvolvimento profissional docente | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 433 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 440 | pt_PT |
degois.publication.title | V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/20081 | pt_PT |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
incte2020_livro_de_atasAFormação inicial.pdf | 263.84 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.