Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2944
Título: A formação inicial de professores como oportunidade de desenvolvimento profissional docente
Autor: Nogueira, Isabel Cláudia
Fernández Blanco, Teresa
Pinheiro, Fernanda Costa
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional docente
Prática de Ensino Supervisionada (PES)
Matemática -- educação de infância
Desenvolvimento do pensamento reflexivo
Data: 2020
Citação: Nogueira, I.C. , Blanco, T. & Pinheiro, F. (2020). A formação inicial de professores como oportunidade de desenvolvimento profissional docente. In V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (pp.433-440). Bragança: Instituto Politécnico. Disponível em https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/20081
Resumo: Na reflexão que ocorre antes, durante e após a prática educativa, o professor constrói múltiplos saberes - sobre os conteúdos, sobre o currículo, sobre os modos como se pensa e aprende, sobre as melhores formas de promover um desenvolvimento harmonioso de cada criança, que, articulados, lhe possibilitam compreender, antecipar, transformar e construir novos saberes e práticas. Refletir significa, assim, olhar criticamente para nós próprios, duvidando metodicamente da adequação das nossas ideias, das nossas opções e da nossa ação, numa postura emancipatória e de afirmação da nossa própria identidade profissional. Entendemos que uma reflexão constante e um questionamento autêntico da sua própria prática profissional, vias para uma aquisição pessoal e crítica de conhecimento científico, didático e contextual, não apenas potenciam atos educativos com significado, mas também alimentam o desenvolvimento profissional docente. Este texto resulta de um percurso formativo e investigativo baseado num ciclo de intervenção educativa desenvolvido em contexto de Jardim de Infância no âmbito da prática de ensino supervisionada de um mestrado de habilitação para a docência e que privilegiou processos de autorreflexão. A análise de um relatório de estágio que inclui um estudo empírico de natureza qualitativa centrado nas atividades e aprendizagens de natureza lógico-matemática realizadas por um grupo de crianças permitiu identificar eixos de desenvolvimento profissional em três dimensões da intervenção educativa desenvolvida por uma futura educadora de infância. Como principal conclusão salientamos o contributo da prática reflexiva sistemática no desenvolvimento profissional docente logo em contexto de formação inicial, favorecedora de uma apropriação crítica de conhecimento pedagógico, curricular e disciplinar, bem como de modos de pensamento e de aprendizagem lógico-matemáticos
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2944
ISBN: 978-972-745-276-7
Versão do Editor: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/20081
Aparece nas colecções:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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