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Título: Monitorização de práticas formativas no processo de investigação na formação de professores
Autor: Nogueira, Isabel Cláudia
Gonçalves, Daniela
Palavras-chave: Desenvolvimento profissional de professores
Prática de Ensino Supervisionada (PES)
Formação inicial de professores
Desenvolvimento do pensamento reflexivo
Qualidade da educação
Data: 2020
Citação: Nogueira, I.C. & Gonçalves, D. (2020). Monitorização de práticas formativas no processo de investigação na formação de professores. In V Encontro Internacional de Formação na Docência (INCTE): livro de atas (pp.1158-1166). Bragança: Instituto Politécnico. Disponível em https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/20081
Resumo: Com a publicação do Decreto-Lei n.º 43/2007, de 22 de fevereiro, a formação inicial de professores sofreu alterações, quer na sua filosofia formativa, quer, como consequência, nos desenhos curriculares delas decorrentes. Consagrando áreas obrigatórias de formação na definição dos seus planos de estudos – formação educacional geral, didáticas específicas, formação cultural, social e ética, formação na área da docência e iniciação à prática profissional –, com um número mínimo de European Credit Transfer System (ECTS) alocado a cada uma destas componentes/áreas de formação, implicou uma nova organização e gestão da prática de ensino supervisionada (PES) que inclui o estágio. Assumindo que a organização curricular de um plano de estudos deve visar o desenvolvimento profissional dos futuros professores e ser indissociável de uma atitude investigativa, crítica e reflexiva, importa assegurar um processo de aprendizagem que implique a promoção do pensamento crítico/investigativo sobre qualquer tema, conteúdo ou problema em que quem pensa melhora a qualidade do seu pensamento por apoderar-se das estruturas inerentes ao ato de pensar e ao submetê-las a padrões intelectuais. A aquisição deste tipo de pensamento requer tempo e exige orientação adequada, uma vez que refletir sobre o que se pensa não é um processo espontâneo, mas que se cultiva no cruzamento de fronteiras inerentes a uma formação profissionalizante. É nesta perspetiva crítica, inerentes os processos de investigação e de apropriação do saber, que integramos esta proposta. Centrar-nos-emos no modo como tem sido possível articular o processo formativo (experienciado no estágio) com o percurso investigativo necessário ao desenvolvimento profissional de qualidade (construção e apresentação pública do relatório de estágio), apresentando o modo como uma instituição de Ensino Superior Privada do Porto implementou a monitorização do processo de realização do relatório de estágio, elaborado no âmbito da PES nos cursos de mestrado de habilitação para a docência.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2945
ISBN: 978-972-745-276-7
Versão do Editor: https://bibliotecadigital.ipb.pt/handle/10198/20081
Aparece nas colecções:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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