Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2984
Title: Sou menina e sou menino – a igualdade de género em contexto pré-escolar
Authors: Almeida, Inês Sofia Pedrosa de
Orientador: Samagaio, Florbela
Issue Date: 6-Jun-2021
Abstract: O presente relatório de investigação tem como finalidade analisar a forma como a instituição de educação pré-escolar poderá trabalhar no sentido de promover a igualdade de género, assim como verificar se existe discriminação entre crianças tendo em conta esta temática, em conformidade com as orientações normativas atuais. Na sociedade portuguesa contemporânea torna-se fundamental respeitar a igualdade de género, sendo que a educação pré-escolar adquire neste contexto uma função socioeducativa importante. Para este relatório de investigação foi utilizada uma metodologia de investigação ação, de natureza qualitativa, utilizando técnicas de observação direta e participativa alicerçada no uso de notas de campo e em entrevistas, individuais, realizadas às crianças, no grupo de 5 anos. Através desta metodologia foi possível conhecer as perceções das crianças acerca da realização de determinadas tarefas relacionadas com o género. A recolha de informação revelou bastante importância uma vez que permitiu planificar atividades adequadas e promotoras da igualdade de género junto das crianças. Em suma, foi possível concluir que a informação retirada das entrevistas realizadas ao grupo e a observação direta das crianças, foi pertinente e fundamental visto que, assim foi percetível as alterações de opiniões que as crianças tiveram ao longo do processo. Palavras-Chave: Igualdade de género; Educação pré-escolar; Atividades
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2984
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Appears in Collections:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Investigação- Inês Almeida- 2015091.pdf781.01 kBAdobe PDFView/Open    Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.