Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2985
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBolgenhagen, Silvani Kempf-
dc.contributor.authorCosme, Ariana-
dc.contributor.authorPinheiro, Ana Cristina-
dc.date.accessioned2021-06-11T11:24:25Z-
dc.date.available2021-06-11T11:24:25Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationBolgenhagen, S., Cosme, A. & Pinheiro, A. (2021). Transição entre a Educação Pré-Escolar e o primeiro ano: desafios do contexto educativo português. Revista Série-Estudos, 26(56), 95-116. https://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1442/1134pt_PT
dc.identifier.issn2318-1982-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2985-
dc.description.abstractCom esta pesquisa, buscamos perceber desafios que se colocam no processo de transição entre a Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico e como eles são espelhados na prática pedagógica dos diferentes atores no processo: educadores de infância, professores do 1º Ciclo do Ensino Básico e famílias. Analisamos: planificações, registos, relatórios de avaliações e, ainda, a relação destes instrumentos com as novas demandas das Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar de 2016 (OCEPE) e o Decreto Lei n. 55/2018. Foi realizado um estudo qualitativo, no paradigma fenomenológico interpretativo. A pesquisa nos permitiu constatar sobre a articulação: i) O olhar das entrevistas e observações das práticas pedagógicas; ii) O tempo das crianças; iii) A importância da afetividade; iv) Do ofício de criança ao ofício do aluno; v) Transição da casa para 1º ano; vi) O olhar das educadoras/professoras sobre os planeamentos; Regras e a imaturidade para adaptação.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectTransição pré-escolar ensino básicopt_PT
dc.subjectPrática pedagógicapt_PT
dc.subjectArticulação entre ciclospt_PT
dc.subjectEnvolvimento da famíliapt_PT
dc.titleTransição entre a Educação Pré-Escolar e o primeiro ano: desafios do contexto educativo portuguêspt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage95pt_PT
degois.publication.lastPage116pt_PT
degois.publication.locationUniversidade Católica Dom Bosco, Brazilpt_PT
degois.publication.titleRevista Série-Estudospt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://serieucdb.emnuvens.com.br/serie-estudos/article/view/1442/1134pt_PT
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1442-Texto do artigo-4507-1-10-20210610.pdf399.75 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.