Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3002
Título: Escrita criativa: uma proposta didática geradora de motivação para o desenvolvimento da linguagem escrita
Autor: Azevedo, Cláudia Vanessa Sá
Orientador: Silva, Cristina Vieira
Palavras-chave: Escrita Criativa
Linguagem Escrita
Data: 23-Jul-2021
Resumo: O presente relatório de estágio teve como tema central o papel da Escrita Criativa no desenvolvimento da linguagem escrita. Nesse sentido, definiu-se como principal objetivo a compreensão da forma como, através de uma abordagem lúdica e criativa à expressão escrita, é possível motivar os alunos para o desenvolvimento desta competência. A aprendizagem da escrita, ao contrário do que acontece no processo de aquisição da comunicação oral, implica um conjunto de processos altamente complexos e, por isso, trata-se de uma atividade desafiante para as crianças que começam a ter contacto com o código escrito desde cedo. Sendo a linguagem escrita um dos alicerces do percurso académico de um indivíduo e verificando-se as inúmeras dificuldades existentes na aprendizagem da mesma, é necessário que haja muita persistência e criatividade no que toca à atividade pedagógica. Assim, atendendo também à relevância que o pensamento criativo tem na capacidade de resposta aos desafios colocados pela atualidade, através da Escrita Criativa pretende-se despertar o interesse dos alunos para a escrita, motivando-os para a realização de atividades relativas a esta competência. Para a concretização do estudo em questão, selecionou-se o método qualitativo, bem como a estratégia metodológica da investigação-ação, tendo participado neste estudo vinte e seis crianças do 4.º ano de escolaridade. Foram utilizados várias técnicas e instrumentos de recolha de dados, nomeadamente inquéritos, entrevistas semidiretivas, observações participantes, registos fotográficos, análise documental, bem comum focus group. Os resultados obtidos confirmaram que, por meio da implementação de sequências didáticas de Escrita Criativa integradas numa abordagem lúdica e criativa da linguagem escrita, envolvendo os alunos num ambiente descontraído e alegre que lhes dá segurança e confiança, é possível motivá-los para o desenvolvimento da escrita, passando estes a encarar positivamente esta atividade. Palavras-chave: Escrita Criativa; Linguagem Escrita; Motivação; Criatividade; Abordagem lúdica
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3002
metadata.thesis.degree.name: Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico
Aparece nas colecções:Educação Pré-Escolar e em Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Relatório de Estágio_Versão Final_Cláudia Azevedo_2016029.pdf8.51 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.