Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3006
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dc.contributor.advisorRamalho, Rui-
dc.contributor.authorAlmeida, Filipa Isabel Ferreira-
dc.date.accessioned2021-07-27T15:10:22Z-
dc.date.available2021-07-27T15:10:22Z-
dc.date.issued2021-07-26-
dc.date.submitted2021-07-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3006-
dc.description.abstractAtualmente existem inúmeras dificuldades por parte dos alunos relacionadas com a capacidade de resolver problemas matemáticos e com certas operações aritméticas. Desta forma, o estudo da discalculia começou a ganhar ênfase uma vez que afeta as condições de desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos, o que os impede de conseguir aprender de forma correta e significativa, tanto nas questões dos cálculos, como de interpretações de enunciados matemáticos. Desta forma, para a elaboração do presente estudo, trabalhou-se com um aluno discalcúlico de forma a conhecer as capacidades e dificuldades de aprendizagem que o mesmo apresentava e as formas de adaptação de trabalho com vista à aquisição das competências necessárias para uma criança com a idade do mesmo. Para isso, dinamizaram-se sessões onde implementamos várias atividades, utilizando diferentes materiais manipuláveis, com o objetivo de o aluno conseguir ultrapassar parte das suas dificuldades a nível das competências matemáticas. Este estudo teve como objetivo perceber quais as dificuldades do aluno na área da matemática referentes aos anos de escolaridade do primeiro ciclo e posteriormente construir atividades que permitissem adquirir as competências necessárias de forma que o aluno conseguisse compreender os conceitos e acompanhar as aulas do quarto ano de escolaridade. O insucesso dos alunos está muitas vezes ligado ao facto de terem discalculia. Com este diagnóstico, as dificuldades de aprendizagem são superlativas o que leva os alunos a não gostarem de matemática. Assim, os professores devem continuar a estar atentos a todos os seus alunos para que os consiga ajudar de forma mais adequada e mais direcionada para o seu problema, adotando as estratégias e os materiais necessários para isso. Palavras - chave: Discalculia; Intervenção Pedagógica. Materiais Manipuláveis.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsrestrictedAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectDiscalculiapt_PT
dc.subjectIntervenção Pedagógicapt_PT
dc.subjectMatemática - Materiais Manipuláveispt_PT
dc.titleUtilização de estratégias diferenciadoras no ensino-aprendizagem da matemática em estudantes com discalculiapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202747328-
Appears in Collections:Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico



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