Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3006
Título: Utilização de estratégias diferenciadoras no ensino-aprendizagem da matemática em estudantes com discalculia
Autor: Almeida, Filipa Isabel Ferreira
Orientador: Ramalho, Rui
Palavras-chave: Discalculia
Intervenção Pedagógica
Matemática - Materiais Manipuláveis
Data: 26-Jul-2021
Resumo: Atualmente existem inúmeras dificuldades por parte dos alunos relacionadas com a capacidade de resolver problemas matemáticos e com certas operações aritméticas. Desta forma, o estudo da discalculia começou a ganhar ênfase uma vez que afeta as condições de desenvolvimento das capacidades cognitivas dos alunos, o que os impede de conseguir aprender de forma correta e significativa, tanto nas questões dos cálculos, como de interpretações de enunciados matemáticos. Desta forma, para a elaboração do presente estudo, trabalhou-se com um aluno discalcúlico de forma a conhecer as capacidades e dificuldades de aprendizagem que o mesmo apresentava e as formas de adaptação de trabalho com vista à aquisição das competências necessárias para uma criança com a idade do mesmo. Para isso, dinamizaram-se sessões onde implementamos várias atividades, utilizando diferentes materiais manipuláveis, com o objetivo de o aluno conseguir ultrapassar parte das suas dificuldades a nível das competências matemáticas. Este estudo teve como objetivo perceber quais as dificuldades do aluno na área da matemática referentes aos anos de escolaridade do primeiro ciclo e posteriormente construir atividades que permitissem adquirir as competências necessárias de forma que o aluno conseguisse compreender os conceitos e acompanhar as aulas do quarto ano de escolaridade. O insucesso dos alunos está muitas vezes ligado ao facto de terem discalculia. Com este diagnóstico, as dificuldades de aprendizagem são superlativas o que leva os alunos a não gostarem de matemática. Assim, os professores devem continuar a estar atentos a todos os seus alunos para que os consiga ajudar de forma mais adequada e mais direcionada para o seu problema, adotando as estratégias e os materiais necessários para isso. Palavras - chave: Discalculia; Intervenção Pedagógica. Materiais Manipuláveis.
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3006
Aparece nas colecções:Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Matemática e de Ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.