Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/20.500.11796/3038
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Oliveira, Mónica | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-20T12:46:37Z | - |
dc.date.available | 2021-10-20T12:46:37Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | Oliveira, M. (2021). Arte pública: que sentido na educação? Tercio Creciente, 19, 111–124. DOIhttps://doi.org/10.17561/rtc.19.5517 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 2340-9096 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3038 | - |
dc.description.abstract | É inegável o crescente interesse, nas últimas décadas, pela arte pública que merece e deve ser motivo da nossa atenção. Os alunos deixaram de serprotagonistas passivos da vida social e, por consequência, da arte que surge na sua cidade. Neste contexto, a arte pública é chamada a exercer o seu papel, abrindo e preenchendo a dimensão ontológica do ser humano, constituindo umfator de integração social e de comunicaçãointercultural. Quer isto dizerque a arte pública não visa unicamente objetivos estéticos, mas também objetivos culturais, políticos e sociais que dão formaaum novo cenárioeducativo que vai acompanhar toda a vida do cidadão e que temde ser revelado, considerado e desenvolvido naescola. Esta investigação discute a importância da arte pública como conteúdopedagógico na Educaçãoe teve comoobjetivo analisar as perceções dos professores relativamenteao conhecimentoe à pertinência pedagógicada arte pública na educação básica. A abordagem qualitativa foi a opção metodológica, tendo a coleta de dado sido efetuadamediante entrevista individual aos professores. Os resultados indicam que os professoresreconhecemna arte pública um interesse educativo que possibilita aos alunos o desenvolvimento de competências que concorrem para o seu desenvolvimento pessoal, social e cultural. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Educação Artística | pt_PT |
dc.subject | Arte pública | pt_PT |
dc.title | Arte pública: que sentido na educação? | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 111 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 124 | pt_PT |
degois.publication.location | Jaén | pt_PT |
degois.publication.title | Tercio Creciente | pt_PT |
degois.publication.volume | 19 | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/RTC/article/view/5517 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.17561/rtc.19.5517 | pt_PT |
Appears in Collections: | Artigo publicado numa revista |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
5517-Texto del artículo-29679-1-10-20210322.pdf | 403.6 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.