Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3038
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Mónica-
dc.date.accessioned2021-10-20T12:46:37Z-
dc.date.available2021-10-20T12:46:37Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationOliveira, M. (2021). Arte pública: que sentido na educação? Tercio Creciente, 19, 111–124. DOIhttps://doi.org/10.17561/rtc.19.5517pt_PT
dc.identifier.issn2340-9096-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3038-
dc.description.abstractÉ inegável o crescente interesse, nas últimas décadas, pela arte pública que merece e deve ser motivo da nossa atenção. Os alunos deixaram de serprotagonistas passivos da vida social e, por consequência, da arte que surge na sua cidade. Neste contexto, a arte pública é chamada a exercer o seu papel, abrindo e preenchendo a dimensão ontológica do ser humano, constituindo umfator de integração social e de comunicaçãointercultural. Quer isto dizerque a arte pública não visa unicamente objetivos estéticos, mas também objetivos culturais, políticos e sociais que dão formaaum novo cenárioeducativo que vai acompanhar toda a vida do cidadão e que temde ser revelado, considerado e desenvolvido naescola. Esta investigação discute a importância da arte pública como conteúdopedagógico na Educaçãoe teve comoobjetivo analisar as perceções dos professores relativamenteao conhecimentoe à pertinência pedagógicada arte pública na educação básica. A abordagem qualitativa foi a opção metodológica, tendo a coleta de dado sido efetuadamediante entrevista individual aos professores. Os resultados indicam que os professoresreconhecemna arte pública um interesse educativo que possibilita aos alunos o desenvolvimento de competências que concorrem para o seu desenvolvimento pessoal, social e cultural.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEducação Artísticapt_PT
dc.subjectArte públicapt_PT
dc.titleArte pública: que sentido na educação?pt_PT
dc.typearticlept_PT
degois.publication.firstPage111pt_PT
degois.publication.lastPage124pt_PT
degois.publication.locationJaénpt_PT
degois.publication.titleTercio Crecientept_PT
degois.publication.volume19pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/RTC/article/view/5517pt_PT
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.17561/rtc.19.5517pt_PT
Appears in Collections:Artigo publicado numa revista

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
5517-Texto del artículo-29679-1-10-20210322.pdf403.6 kBAdobe PDFView/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.