Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3038
Título: Arte pública: que sentido na educação?
Autor: Oliveira, Mónica
Palavras-chave: Educação Artística
Arte pública
Data: 2021
Citação: Oliveira, M. (2021). Arte pública: que sentido na educação? Tercio Creciente, 19, 111–124. DOIhttps://doi.org/10.17561/rtc.19.5517
Resumo: É inegável o crescente interesse, nas últimas décadas, pela arte pública que merece e deve ser motivo da nossa atenção. Os alunos deixaram de serprotagonistas passivos da vida social e, por consequência, da arte que surge na sua cidade. Neste contexto, a arte pública é chamada a exercer o seu papel, abrindo e preenchendo a dimensão ontológica do ser humano, constituindo umfator de integração social e de comunicaçãointercultural. Quer isto dizerque a arte pública não visa unicamente objetivos estéticos, mas também objetivos culturais, políticos e sociais que dão formaaum novo cenárioeducativo que vai acompanhar toda a vida do cidadão e que temde ser revelado, considerado e desenvolvido naescola. Esta investigação discute a importância da arte pública como conteúdopedagógico na Educaçãoe teve comoobjetivo analisar as perceções dos professores relativamenteao conhecimentoe à pertinência pedagógicada arte pública na educação básica. A abordagem qualitativa foi a opção metodológica, tendo a coleta de dado sido efetuadamediante entrevista individual aos professores. Os resultados indicam que os professoresreconhecemna arte pública um interesse educativo que possibilita aos alunos o desenvolvimento de competências que concorrem para o seu desenvolvimento pessoal, social e cultural.
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3038
DOI: https://doi.org/10.17561/rtc.19.5517
ISSN: 2340-9096
Versão do Editor: https://revistaselectronicas.ujaen.es/index.php/RTC/article/view/5517
Aparece nas colecções:Artigo publicado numa revista

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
5517-Texto del artículo-29679-1-10-20210322.pdf403.6 kBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Currículo DeGóis 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.