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http://hdl.handle.net/20.500.11796/3039
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Silva, Cristina Vieira da | - |
dc.contributor.author | Cunha, Ana Isabel Ramos da | - |
dc.date.accessioned | 2021-10-20T13:12:31Z | - |
dc.date.available | 2021-10-20T13:12:31Z | - |
dc.date.issued | 2020 | - |
dc.identifier.citation | Silva, C.V. & Cunha, A. (2020). A gestão pedagógica da literacia emergente em crianças de três anos: “não te ajudo mais, tenta lá tu”. Revista Indagatio Didactica, 12 (5), 63-82. https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23436 | pt_PT |
dc.identifier.issn | 1647-3582 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3039 | - |
dc.description.abstract | O presente artigo visa apresentar e analisar as práticas de literacia emergente desenvolvidas em contexto de Prática de Ensino Supervisionada com crianças de 3 anos. Os dados foram recolhidos mediante uma grelha de observação (direta e indireta) das práticas de literacia emergente (adaptada a partir de Martins & Santos, 2005) e a análise dos registos de observação sobre as perceções e produções das crianças, bem como das reflexões ilustrativas do desenvolvimento profissional que sustentou as práticas resultantes da intervenção levada a cabo pela estagiária. Com vista à produção de saber relevante para a formação profissional docente (Gimeno, 1988), a análise dos dados foi enquadrada pelos princípios fundamentais da Literacia Emergente e da Pedagogia da Infância (Katz & Chard, 2009). Foi possível concluir que o desenvolvimento de práticas de literacia emergente junto de crianças com 3 anos de idade constitui uma mais-valia e que a utilização de estratégias instrucionais por parte do adulto potencia, nas crianças, habilidades na escrita. Assim sendo, promover oportunidades de escrita através de “andaimes” (scaffolding) de escrita individualizados pode contribuir para o desenvolvimento da escrita precoce e, por isso, deve ser investido tempo e apoio adequado no desenvolvimento de atividades lúdicas sobre a escrita precoce, em crianças em idade pré-escolar. Outra das conclusões a que foi possível chegar é que, neste processo de desenvolvimento, a idade das crianças não constitui, por si só, um fator determinante, sendo que o estímulo decorrente do contexto familiar ou da própria motivação intrínseca da criança assume um papel fundamental. | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Literacia emergente - 3 anos | pt_PT |
dc.title | A gestão pedagógica da literacia emergente em crianças de três anos: “não te ajudo mais, tenta lá tu” | pt_PT |
dc.type | article | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 63 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 82 | pt_PT |
degois.publication.location | Aveiro: Universidade de Aveiro | pt_PT |
degois.publication.title | Revista Indagatio Didactica | pt_PT |
degois.publication.volume | 12(5) | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23436 | pt_PT |
dc.identifier.doi | https://doi.org/10.34624/id.v12i5.23436 | pt_PT |
Appears in Collections: | Artigo publicado numa revista |
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