Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3077
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dc.contributor.authorSilva, Cristina Vieira da-
dc.date.accessioned2021-12-14T16:27:22Z-
dc.date.available2021-12-14T16:27:22Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationSilva, C.V. (2021).Quando os alunos não sabem como estudar gramática: perceções de futuros professores em formação. In Bento D. Silva et al (Orgs.). Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 1740-1753). Braga: Universidade do Minhopt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-71-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3077-
dc.description.abstractO ensino da gramática é problemático para muitos docentes portugueses (Silva & Pereira, 2017), bem como para os estudantes (Ferreira, 2018; Ucha, 2007). Assumindo o modelo de Shulman (1987), é nosso objetivo problematizar uma dimensão do conhecimento de estudantes universitários (futuros educadores e professores do 1.º e do 2.º CEB): o conhecimento do conteúdo gramatical. Neste estudo de caso coletivo, apresentamos os resultados de uma avaliação diagnóstica junto de estudantes do 1.º ano (n = 40), cujo objetivo foi avaliar o seu nível de conhecimento gramatical prévio e ii) um inquérito por questionário recolhido na última aula, junto do mesmo grupo de estudantes (n=50), visando identificar as perceções sobre as dificuldades detetadas no processo de ensino-aprendizagem gramatical. Os dados recolhidos mediante o diagnóstico inicial indicaram que, embora a taxa de acerto se situasse acima dos 50%, uma significativa quantidade de estudantes não revelava conhecimento gramatical básico. Por seu turno, as suas perceções face às dificuldades sentidas na aprendizagem gramatical parecem fortemente determinadas pela consciência do papel do professor (atribuindo a responsabilidade das dificuldades sentidas ao tipo de ensino e à pouca importância dada pelo professores ao ensino gramatical) mas reconhecendo igualmente o papel do estudante (identificando causas como a ausência de conhecimentos e competências prévias, a falta de interesse ou o facto de os alunos não saberem como estudar gramática). Estes resultados permitem-nos assumir que estas perceções são fortemente influenciadas pelo conhecimento do conteúdo mas também revelam sensibilidade ao conhecimento pedagógico do conteúdopt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.subjectEnsino-aprendizagem gramaticalpt_PT
dc.subjectPerceções de estudantes do Ensino Superiorpt_PT
dc.titleQuando os alunos não sabem como estudar gramática: perceções de futuros professores em formaçãopt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage1740pt_PT
degois.publication.lastPage1753pt_PT
degois.publication.locationBraga: Universidade do Minhopt_PT
degois.publication.titleAtas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://congreso-xvigp.asocip.com/images/PDF/ATAS_XVI_CIGPP-2021.pdfpt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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