Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3077
Título: Quando os alunos não sabem como estudar gramática: perceções de futuros professores em formação
Autor: Silva, Cristina Vieira da
Palavras-chave: Formação de professores
Ensino-aprendizagem gramatical
Perceções de estudantes do Ensino Superior
Data: 2021
Citação: Silva, C.V. (2021).Quando os alunos não sabem como estudar gramática: perceções de futuros professores em formação. In Bento D. Silva et al (Orgs.). Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 1740-1753). Braga: Universidade do Minho
Resumo: O ensino da gramática é problemático para muitos docentes portugueses (Silva & Pereira, 2017), bem como para os estudantes (Ferreira, 2018; Ucha, 2007). Assumindo o modelo de Shulman (1987), é nosso objetivo problematizar uma dimensão do conhecimento de estudantes universitários (futuros educadores e professores do 1.º e do 2.º CEB): o conhecimento do conteúdo gramatical. Neste estudo de caso coletivo, apresentamos os resultados de uma avaliação diagnóstica junto de estudantes do 1.º ano (n = 40), cujo objetivo foi avaliar o seu nível de conhecimento gramatical prévio e ii) um inquérito por questionário recolhido na última aula, junto do mesmo grupo de estudantes (n=50), visando identificar as perceções sobre as dificuldades detetadas no processo de ensino-aprendizagem gramatical. Os dados recolhidos mediante o diagnóstico inicial indicaram que, embora a taxa de acerto se situasse acima dos 50%, uma significativa quantidade de estudantes não revelava conhecimento gramatical básico. Por seu turno, as suas perceções face às dificuldades sentidas na aprendizagem gramatical parecem fortemente determinadas pela consciência do papel do professor (atribuindo a responsabilidade das dificuldades sentidas ao tipo de ensino e à pouca importância dada pelo professores ao ensino gramatical) mas reconhecendo igualmente o papel do estudante (identificando causas como a ausência de conhecimentos e competências prévias, a falta de interesse ou o facto de os alunos não saberem como estudar gramática). Estes resultados permitem-nos assumir que estas perceções são fortemente influenciadas pelo conhecimento do conteúdo mas também revelam sensibilidade ao conhecimento pedagógico do conteúdo
Arbitragem científica: yes
URI: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3077
ISBN: 978-989-8525-71-0
Versão do Editor: https://congreso-xvigp.asocip.com/images/PDF/ATAS_XVI_CIGPP-2021.pdf
Aparece nas colecções:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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