Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3078
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dc.contributor.authorMonteiro, Isilda-
dc.contributor.authorQuinta e Costa, Margarida-
dc.date.accessioned2021-12-14T16:28:51Z-
dc.date.available2021-12-14T16:28:51Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMonteiro, I.& Quinta e Costa, M. (2021). Inovar na Educação de infância – Metodologia Mantle of the Expert. In Bento D. Silva et al (Orgs.). Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 1559-1570). Braga: Uni versidade do Minho.pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8525-71-0-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3078-
dc.description.abstractA Educação de Infância apresenta-se como um espaço de desenvolvimento da criança como cidadão livre, autónomo e solidário, competências que se podem desenvolver com o Mantle of the Expert (MoE). Esta metodologia diferenciadora permite o desenvolvimento da capacidade de decisão, numa lógica de empreendedorismo, centrada essencialmente na criança, que responde a uma encomenda colocada por um cliente, dentro de um enredo ficcional, o que estimula o seu desenvolvimento global. O educador posiciona-se como observador, colocando questões orientadoras e criando um jogo dramático que permite o desenvolvimento das áreas curriculares. Este artigo debruça-se sobre o modo como duas mestrandas se apropriaram dos princípios do MoE, no trabalho desenvolvido com crianças de três e quatro anos. Cada estudante produziu um relatório de estágio. Dependeu das crianças a decisão de como responder à encomenda: a construção de um livro e de uma exposição de animais dos diferentes continentes. Para as estudantes, a construção das atividades segundo esta metodologia e a sua implementação constituíram um desafio que implicou a apropriação dos princípios metodológicos acima referidos, a reflexão constante e a adoção de uma postura diferente da do educador mais diretivo. Concluiu-se que é possível planificar e implementar a metodologia MoE, independentemente do entendimento conceptual que o educador faz desta metodologia e das suas potencialidades. As estudantes fizeram distintos percursos investigativos e metodológicos, mas, independentemente das suas opções, ambas registaram os mesmos resultados – que as crianças estiveram motivadas, adquiriram autonomia e cooperaram, dividindo tarefas, participando todas elas na tomada de decisões, respeitando as diferentes opiniões. Palavras-chave: Mantle of the Expert, educação de infância, inovação, formação de professorespt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectMantle of the Expert -- Estratégia de aprendizagem -- dramatizaçãopt_PT
dc.subjectInovação educativapt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectFormação de professorespt_PT
dc.titleInovar na Educação de infância – Metodologia Mantle of the Expertpt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.firstPage1559pt_PT
degois.publication.lastPage1570pt_PT
degois.publication.locationBraga: Uni versidade do Minhopt_PT
degois.publication.titleAtas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogiapt_PT
degois.publication.volume16pt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://congreso-xvigp.asocip.com/images/PDF/ATAS_XVI_CIGPP-2021.pdfpt_PT
Appears in Collections:Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas

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