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http://hdl.handle.net/20.500.11796/3078
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.contributor.author | Monteiro, Isilda | - |
dc.contributor.author | Quinta e Costa, Margarida | - |
dc.date.accessioned | 2021-12-14T16:28:51Z | - |
dc.date.available | 2021-12-14T16:28:51Z | - |
dc.date.issued | 2021 | - |
dc.identifier.citation | Monteiro, I.& Quinta e Costa, M. (2021). Inovar na Educação de infância – Metodologia Mantle of the Expert. In Bento D. Silva et al (Orgs.). Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia (pp. 1559-1570). Braga: Uni versidade do Minho. | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8525-71-0 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/20.500.11796/3078 | - |
dc.description.abstract | A Educação de Infância apresenta-se como um espaço de desenvolvimento da criança como cidadão livre, autónomo e solidário, competências que se podem desenvolver com o Mantle of the Expert (MoE). Esta metodologia diferenciadora permite o desenvolvimento da capacidade de decisão, numa lógica de empreendedorismo, centrada essencialmente na criança, que responde a uma encomenda colocada por um cliente, dentro de um enredo ficcional, o que estimula o seu desenvolvimento global. O educador posiciona-se como observador, colocando questões orientadoras e criando um jogo dramático que permite o desenvolvimento das áreas curriculares. Este artigo debruça-se sobre o modo como duas mestrandas se apropriaram dos princípios do MoE, no trabalho desenvolvido com crianças de três e quatro anos. Cada estudante produziu um relatório de estágio. Dependeu das crianças a decisão de como responder à encomenda: a construção de um livro e de uma exposição de animais dos diferentes continentes. Para as estudantes, a construção das atividades segundo esta metodologia e a sua implementação constituíram um desafio que implicou a apropriação dos princípios metodológicos acima referidos, a reflexão constante e a adoção de uma postura diferente da do educador mais diretivo. Concluiu-se que é possível planificar e implementar a metodologia MoE, independentemente do entendimento conceptual que o educador faz desta metodologia e das suas potencialidades. As estudantes fizeram distintos percursos investigativos e metodológicos, mas, independentemente das suas opções, ambas registaram os mesmos resultados – que as crianças estiveram motivadas, adquiriram autonomia e cooperaram, dividindo tarefas, participando todas elas na tomada de decisões, respeitando as diferentes opiniões. Palavras-chave: Mantle of the Expert, educação de infância, inovação, formação de professores | pt_PT |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights | openAccess | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Mantle of the Expert -- Estratégia de aprendizagem -- dramatização | pt_PT |
dc.subject | Inovação educativa | pt_PT |
dc.subject | Educação de infância | pt_PT |
dc.subject | Formação de professores | pt_PT |
dc.title | Inovar na Educação de infância – Metodologia Mantle of the Expert | pt_PT |
dc.type | conferenceObject | pt_PT |
degois.publication.firstPage | 1559 | pt_PT |
degois.publication.lastPage | 1570 | pt_PT |
degois.publication.location | Braga: Uni versidade do Minho | pt_PT |
degois.publication.title | Atas do XVI Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia | pt_PT |
degois.publication.volume | 16 | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://congreso-xvigp.asocip.com/images/PDF/ATAS_XVI_CIGPP-2021.pdf | pt_PT |
Appears in Collections: | Conferências: comunicações, artigos publicados em Atas |
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